Jefferson Cepeda triunfa na etapa 3 do Tour du Limousin! Alex Baudin segue líder!
O equatoriano Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA) venceu a terceira etapa do Tour du Limousin, uma ligação de 189.5km entre La Riviere de Masanc e Argentat Xaintrie Val’Dordogne, após se isolar na frente da corrida a 9km da meta. O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 2º a 4s e fechar assim a dobradinha da equipa espanhola. O francês Clément Venturini (Arkea-B&B Hotels) fechou o pódio. O jovem francês Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) chegou no pelotão e segue assim o camisola amarela.
Começo com alguns ataques, mas fuga acaba por se formar
A terceira etapa do Tour du Limousin começou com algumas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Só por volta do km 23, é que a fuga se conseguiu formar. Kevin Kuhn (Intermarché – Wanty), Luca Mozzato (Arkea-B&B Hotels), Alan Jousseaume (TotalEnergies), Alexandre Balmer (Team Corratec – Vini Fantini), Théo Delacroix e Joris Delbove (St Michel-Mavic-Auber93), Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) e Alan Boileau (Philippe Wagner – Bazin) eram os elementos da fuga do dia.
Ao km 55, no primeiro sprint intermédio do dia, Delbove assegurou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão. Poucos kms depois, na primeira contagem do dia, Delacroix foi o primeiro a passar no alto. Ao km 87, no segundo sprint intermédio do dia, Mozzato foi o mais forte. Cerca de 5km depois, Delacroix foi novamente o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia. Um dos principais candidatos para a etapa de hoje, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) acabou por abandonar.
Fuga alcançada e fortes nomes começam a mexer na corrida
A 86km do fim, no último sprint intermédio do dia, Mozzato conquistou a pontuação máxima. 17km depois, Boileau cedeu e foi alcançado. O pelotão estava a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga era cada vez mais pequena. A 65km do fim, na terceira contagem do dia, Delacroix foi o primeiro a passar no topo. 11km depois, a fuga do dia foi alcançada. Logo a seguir, Lenny Martinez (Groupama – FDJ) atacou e foi seguido por Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Louka Matthys (Bingoal WB) e Embret Svestad-Bardseng (Arkea-B&B Hotels). Os quatro conseguiram uma vantagem de 20s.
A 32km do fim, ataques aconteceram no pelotão e Jefferson Cepeda, Alexis Guerin (Phililippe Wagner – Bazin), Clément Braz Afonso (CIC U Nantes Atlantique) e Nicolas Breuillard (St Michel-Mavic-Auber93) fizeram a ponte para os quatro da frente. Poucos metros depois, Cepeda atacou e Martinez, Matthys, Colleoni e Svestad-Bardseng acabaram por quebrar. Na quarta contagem do dia, Guerin foi o primeiro a passar no alto.
A 19km da meta, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso. 3km depois, a fuga foi alcançada. Cepeda acabou por ser o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Logo a seguir, o equatoriano voltou a mexer e foi seguido por Alex Baudin, mas os dois foram rapidamente alcançados.
Jefferson Cepeda surpreende velocistas com ataque de longe
A 13km da meta, Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber93) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 3km depois, o francês acabou por ser alcançado. Poucos metros depois, Jefferson Cepeda atacou e conseguiu isolar-se. No pelotão começaram a marcar-se e o equatoriano conseguiu uma excelente vantagem. A maior parte dos kms finais eram em descidas bastante técnicas, o que dificultava a perseguição no pelotão.
Jefferson Cepeda seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa rainha do Tour du Limousin. Orluis Aular não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser segundo a 4s e completar assim a dobradinha da Caja Rural – Seguros RGA. Clément Venturini foi mais forte que Alexandre Delettre para ser assim terceiro.
Alex Baudin foi 16º a 4s e segue assim o líder da classificação geral e da juventude do Tour du Limousin. Mirco Maestri (Team Polti Kometa) segue líder da montanha e Vinzent Dorn (Bike Aid) dos sprints intermédios. A Caja Rural – Seguros RGA lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency