Markus Hoelgaard conquista Tour of Leuven após solo de 12km!
O campeão norueguês Markus Hoelgaard (Uno-X Mobility) venceu o Tour of Leuven, uma clássica de 192km com partida e chegada em Leuven, após isolar-se na frente da corrida a 12km da meta. Hoelgaard conquistou a sua terceira vitória da temporada e bateu, o neerlandês, Mike Teunissen (Intermarché – Wanty) por 11s e, o belga, Milan Menten (Lotto Dstny) por 21s.
Fuga forma-se cedo na etapa
O Tour of Leuven começou com Menno Huising (Team Visma | Lease a Bike Development Team), Jorem Bloem (TDT-Unibet), Nicola Marcerou (TotalEnergies), Mathias Vanoverberghe (Philippe Wagner – Bazin), Romet Pajur (Team Lotto Kern – Haus PSD Bank) e Michiel Coppens (BEAT Cycling Club) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia.
Ao km 6, Stijn Daemen (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Mattia Sambinello (Hagens Berman Jayco) atacaram e juntaram-se aos seis da frente. Depois de um começo com caótico, o ritmo da corrida acabou por baixar. A Uno-X Mobility controlava o pelotão e deixava os fugitivos do dia terem uma vantagem de cerca de 5:00.
Favoritos começam a mexer na corrida
Por volta do km 90, o ritmo da corrida voltou a aumentar e o pelotão começou a partir. Poucos kms depois, Maxim Van Gils (Lotto Dstny) e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) atacaram e colocaram-se em posição intermédia. A 90km do fim, o belga e o norueguês fizeram a ponte para a fuga do dia. A Alpecin – Deceuninck aumentou o ritmo do pelotão, pois sabia que os dois eram bastante perigosos. Poucos kms depois, Van Gils e Abrahamsen aumentaram o ritmo na frente da corrida e só Bloem e Huising os conseguiram seguir.
A 66km do fim, Mathijs Paasschens (Lotto Dstny), Stan Van Tricht (Alpecin – Deceuninck), Mike Teunissen e Madis Mihkels (Intermarché – Wanty), Gil Gelders (Soudal Quick-Step), Ceriel Desal (Bingoal WB), Markus Hoelgaard, Timo De Jong (Volker Wessels Pro Cycling Team) e Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike Development Team) atacaram e tentavam juntar-se ao grupo da frente. 5km depois, o grupo perseguidor partiu e só Teunissen, Gelders, Hoelgaard e Nordhagen juntaram-se ao quarteto da frente.
A 40km do fim, vários ciclistas tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso. No grupo da frente, a cooperação continuava a ser excelente e conseguiam resistir ao ritmo alto do pelotão. 10km depois, Laurenz Rex (Intermarché – Wanty) tentou sair do pelotão, mas foi rapidamente alcançado. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de apenas 25s.
Campeão norueguês conquista as ruas de Leuven
A 26km da meta, Jonas Abrahamsen atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 2km depois, Gil Gelders, Mike Teunissen e Markus Hoelgaard fizeram a ponte para o norueguês. A 21km da meta, Hoelgaard e Teunissen largaram Abrahamsen e Gelders. 2km depois, Mathijs Paasschens e Rasmus Tiller (Uno-X Mobility) e rapidamente se juntaram a Abrahamsen e Gelders. Poucos kms depois, Abrahamsen e Tiller lalrgaram Paasschens e Gelders e tentavam chegar ao grupo da frente.
A 12km da meta, Markus Hoelgaard acelerou e conseguiu uma pequena vantagem sobre Mike Teunissen. 4km depois, Tiller acabou por sofrer uma queda e Abrahamsen teve uma saída de estrada. O pelotão também acabou por partir e um grupo composto por Milan Menten e Cédric Beullens (Lotto Dstny), Tom Van Asbroeck (Israel – Premier Tech), Emilien Jeannière (TotalEnergies), Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) e Laurenz Rex chegou a Abrahamsen.
Markus Hoelgaard manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua terceira vitória da temporada no Tour of Leuven. Mike Teunissen não conseguiu fechar o espaço para o campeão norueguês e acabou por ser segundo a 11s. Milan Menten acabou por ser o mais forte ao sprint do terceiro grupo para fechar assim o pódio a 21s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA