Magnus Cort vence etapa 2 da PostNord Danmark Rundt! Arnaud De Lie é o novo líder!

O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) venceu a segunda etapa da PostNord Danmark Rundt, uma ligação de 231km entre Ringkøbing e Vejle, após ser mais forte no muro final que, o campeão belga, Arnaud De Lie (Lotto Dstny). O dinamarquês Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck) completou o pódio. Com as bonificações na meta, Arnaud De Lie e Magnus Cort ficavam com o mesmo tempo na geral. O novo camisola azul teve de ser decidido pelas diferenças dos tempos do contrarrelógio coletivo com o belga a levar a melhor sobre o dinamarquês por apenas 20 centésimas de segundo.

Fuga forma-se cedo na etapa

A etapa 2 da PostNord Danmark Rundt começou com Kristian Egholm (Lidl – Trek Future Racing), Jasper Dehaeger (Team Flanders – Baloise), Halvor Utengen Sandstad (Team Coop – Repsol), Michal Pomorski (Mazowsze Serce Polski), Luke Verburg (Parkhotel Valkenburg), Daniel Stampe (Airtox – Carl Ras) e Emil Toudal (Team Coloquick) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete rapidamente ganharam uma boa vantagem, chegando a atingir uma diferença de 5 minutos para o pelotão.

Ao km 55, Kasper Andersen, Mathias Norsgaard e Johan PricePejtersen (Seleção da Dinamarca) ficaram envolvidos numa queda. Norsgaard e Price-Pejtersen foram obrigados a abandonar. 17km depois, no único sprint intermédio do dia, Luke Verburg conquistou a pontuação máxima. A fuga ia perdendo tempo com o decorrer da corrida, pois o terreno ia endurecendo. O acumulado também começava a marcar as pernas dos ciclistas.

As contagens do dia começam a partir a corrida

A 72km do fim, na contagem em Ostengaard, Emil Toudal foi o primeiro a passar no topo. No topo foi Daniel Stampe a passar à frente de todos. O ritmo da corrida estava cada vez mais forte e a fuga começava a perder elementos. 9km depois, na contagem em Christian Winthers Vej, Daniel Stampe foi o primeiro a passar no alto.

A 60km do fim, Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e Frank Van Den Broek (Team dsm-firmenich PostNL) conseguiram uma ligeira vantagem. O pelotão sabia que estes dois ciclistas eram perigosos e conseguiram alcança-los 5km depois. Na última contagem do dia, a segunda passagem por Ostengaard, Egholm foi o primeiro a passar no topo.

Forte grupo faz a ponte para a fuga do dia

A 53km do fim, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) atacou mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Cerca de 2km depois, Magnus Cort, Michael Gogl (Alpecin Deceuninck), Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates), Jenno Berckmoes (Lotto Dstny), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Anders Foldager (Denmark), Frank Van Den Broek e Sean Flynn (Team dsm-firmenich PostNL) saltaram do pelotão. A cerca de 44km do fim, os oito perseguidores juntaram-se a Egholm, Stampe e Dejaegher na frente da corrida. Logo a seguir, Stampe e Egholm acabaram por ceder,

A 42km do fim, Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich PostNL), o líder da prova, perdeu o contacto com pelotão. Por esta altura o grupo da frente tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Frank Van den Broek sofreu um furo e acabou por ser alcançado. A 37km da meta, Arnaud De Lie atacou, mas foi rapidamente alcançado pelo pelotão. Na frente da corrida Mikkel Bjerg sofreu uma queda feia numa descida técnica. O dinamarquês conseguiu voltar à bicicleta, mas foi alcançado.

Arnaud de Lie e Soren Kragh Andersen fazem a ponte para o grupo da frente

A 30km da meta, na primeira passagem no muro final em Vejle, com 0.8km a 6.2%, o grupo da frente tinha uma vantagem de 55s sobre o pelotão. Os nove da frente estavam a colaborar muito bem e o pelotão estava a ter dificuldades em diminuir a vantagem. 20km depois, na penúltima passagem no muro em Vejle, Dejaegher cedeu na frente da corrida. Arnaud De Lie protagonizou um poderoso ataque no pelotão e rapidamente se juntou ao grupo da frente. Soren Kragh Andersen também saltou do pelotão e graças à ajuda de Michael Gogl, o dinamarquês conseguiu chegar ao grupo da frente.

A 8km da meta, a diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de 20s. O pelotão estava bastante partido e não estava a conseguir diminuir a vantagem para os oito da frente. 4km depois, Jenno Berckmoes tentou isolar-se na frente da corrida, mas Michael Gogl não deixou o belga ganhar um espaço importante. Os dois acabaram por assumir o comando do grupo e trabalhavam em prol de Arnaud De Lie e Soren Kragh Andersen, respetivamente.

Magnus Cort leva a melhor num grande duelo com Arnaud De Lie

A cerca de 800 metros da meta, logo no início do muro final, Arnaud De Lie acelerou e conseguiu isolar-se. Magnus Cort não foi ao choque e a seu ritmo seguia perto do campeão belga. De Lie começou a quebrar e Cort a ritmo começava a fechar o espaço. Nos últimos metros, o dinamarquês conseguiu passar o belga para conquistar assim a etapa rainha da PostNord Danmark Rundt. Soren Kragh Andersen fechou o pódio a 4s. Anders Foldager confirmou novamente a excelente temporada que está a fazer ao conseguir ser 4º a 10s.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português na etapa e terminou em 57º a 13:38. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 111º a 25:21.

Arnaud De Lie é o novo líder da classificação geral e da juventude da PostNord Danmark Rundt. Magnus Cort é o novo líder da classificação dos pontos e Daniel Stampe é o novo líder da montanha. A Team DSM-Firmenich PostNL segue líder da classificação por equipas.

Arnaud De Lie é o novo camisola azul da PostNord Danmark Rundt (Foto: PostNord Danmark Rundt)
Arnaud De Lie é o novo camisola azul da PostNord Danmark Rundt (Foto: PostNord Danmark Rundt)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Bo Amstrup / Ritzau Scanpix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock