Olav Kooij regressa às vitórias na etapa 4 do Tour de Pologne!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quarta etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 195,3km entre Kudowa-Zdrój a Prudnik, batendo ao sprint o irlandês Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) e o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek). O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) chegou seguro no pelotão e segue o camisola amarela.
Fuga forma-se cedo na etapa
A quarta etapa do Tour de Pologne começou com Michal Paluta (Seleção Polaca) e Szymon Sajnok (Q36.5 Pro Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Norbert Banaszek (Seleção Polaca) e Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) tentaram juntar-se ao duo da frente, mas não tiveram sucesso. Ao km 42, no primeiro sprint intermédio do dia, Sajnok assegurou a pontuação máxima. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) conquistou 1s de bonificação. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
Ao km 77, na contagem do dia, Paluta foi o primeiro a passar no alto. Kacper Gieryk e Norbert Banaszek (Seleção Polaca) atacaram e tentavam juntar-se aos dois da ferente. 10km depois, os dois perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. A cerca de 85km do fim, Gieryk atacou e isolou-se na frente da corrida. Paluta, Banaszek e Sajnok foram alcançados. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Gieryk assegurou a pontuação máxima. Mohoric conquistou mais 2s de bonificação e Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) 1s.
Fuga alcançada e Olav Kooij imperial na 1ª chance dos sprinters
A 49km do fim, no último sprint intermédio do dia, Gieryk conquistou a pontuação máxima. Mohoric assegurou mais 2s de bonificação. Logo a seguir, Gieryk tirou pé e foi alcançado. A 37km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. 10km depois, Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu reentrar no pelotão. A 22km da meta, nova queda aconteceu no pelotão. Jonas Vingegaard ficou preso na queda, mas tudo voltou a juntar-se.
Nos últimos kms, a corrida estava caótica com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. Nos metros finais, o comboio da Lidl – Trek assumiu o comando e Mads Pedersen foi quem lançou o sprint final com Olav Kooij na sua roda. O neerlandês facilmente passou o dinamarquês para conquistar assim a etapa 4 do Tour de Pologne. Sam Bennett ainda conseguiu passar Pedersen para ser segundo. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) estava mal colocado e foi apenas quinto.
Jonas Vingegaard manteve a liderança da classificação geral do Tour de Pologne. Diego Ulissi (UAE Team Emirates) segue líder da classificação por pontos, Michal Paluta da montanha e Szymon Sajnok dos sprints intermédios. A UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos