Blanka Vas vence acidentada etapa 5 do Tour de France Femmes! Kasia Niewiadoma é a nova líder!

A campeã húngara Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) venceu a quinta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 152.5km entre Bastogne e Amnéville, batendo ao sprint a polaca Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) e a alemã Liane Lippert (Movistar Team). Niewiadoma é a nova camisola amarela, após a etapa ter ficado marcada por uma queda a 6km da meta na qual ficou envolvida Demi Vollering (Team SD Worx-Protime).

Começo bastante ofensivo e com um forte ritmo

A quinta etapa do Tour de France Femmes começou com Elena Pirrone (Roland) a sair do pelotão e a conseguir uma pequena vantagem. Ao km 7, Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) fez a ponte para a italiana. 7km depois, na primeira contagem do dia, Pirrone foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, as duas da frente acabaram por ser alcançadas.

Ao km 24, Loes Adegeest (FDJ-Suez) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Cerca de 7km depois, a neerlandesa acabou por ser alcançado. Por volta do km 45, Elena Pirrone, Wilma Aintila (Lotto Dstny) e Amandine Fouquenet (Arkea-B&B Hotels) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. 20km depois, um grupo de 15 ciclistas juntou-se ao grupo da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço.

Fuga finalmente se consegue formar

Ao km 69, na segunda contagem do dia, Puck Pieterse foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, Loes Adegeest atacou e formou a fuga do dia. A neerlandesa acabou por ser a primeira a passar no topo da terceira contagem do dia. A 68km do fim, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) e Julie Van de Velde (AG Insurance-Soudal Team) atacaram e fizeram a ponte para Adegeest. Durante os km seguintes, vários ciclistas tentaram juntar-se ao trio da frente, mas não tiveram sucesso.

A 47km do fim, no sprint intermédio do dia, Van de Velde conquistou a pontuação máxima. As três da frente tinham uma vantagem de 2:05 sobre o pelotão. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) já tinha perdido o contacto com o pelotão. A 27km do fim, na quarta contagem do dia, Van Empel foi a primeira a passar no topo. 12km depois, na última contagem do dia, a neerlandesa foi novamente a primeira a passar no topo. O pelotão aumentou o ritmo e acabou por perder alguns elementos. Logo a seguir, no sprint bonificado, Van de Velde assegurou a pontuação máxima.

A 12km da meta, Van de Velde tentou isolar-se, mas acabou por não ter sucesso. 4km depois, a belga tentou novamente, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. As três da frente voltaram a colaborar bem e estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão.

Corrida parte após grande queda no pelotão com a camisola amarela envolvida

A 6km da meta, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Demi Vollering e Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime), Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL), Noemi Ruegg e Magdeleine Vallieres (EF – Oatly – Cannodnale), Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco), Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) e Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team). Vollering estava a queixar-se das costas. A camisola amarela voltou à bicicleta, mas ia perder tempo importante. Pieterse e Aalerud rapidamente voltaram à bicicleta e reentraram no pelotão. Georgi e Vallieres eram as mais maltratadas e foram obrigadas a abandonar.

Após a queda, o pelotão acabou por partir. Um grupo composto por Chloé Dygert e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), Liane Lippert e Emma Norsgaard (Movistar Team), Blanka Vas, Kristen Faulkner (EF – Oatly – Cannondale), Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Lucinda Brand (Lidl – Trek) tentava fazer a ponte para as três da frente.

Blanka Vas triunfa ao sprint e Kasia Niewiadoma é a nova camisola amarela

A 4.5km da meta, Adegeest atacou e conseguiu isolar-se. Van Empel e Van de Velde foram alcançadas pelo grupo de Niewiadoma, mas rapidamente acabou por ceder. 2km depois, Adegeest foi alcançado, devido ao grande trabalho de Dygert em prol de Niewiadoma. A 1.2km da meta, no início do muro final, Niewiadoma atacou e foi seguida por Norsgaard, Lippert, Faulkner e Vas. Poucos metros depois, Faulkner tentou surpreender, mas Vas fechou o espaço. Norsgaard acabou por ceder.

Nos metros finais, Lippert tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas acabou por ser ultrapassada por Vas e Niewiadoma. A húngara acabou por ser mais forte que polaca para conquistar assim a etapa 5 do Tour de France Femmes. Lippert fechou o pódio. Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) foi a mais forte ao sprint do pelotão para ser 8ª a 28s. Demi Vollering cruzou a linha de meta a 1:47 da vencedora.

Kasia Niewiadoma é agora a nova líder da classificação geral do Tour de France Femmes. A polaca tem 19s de vantagem sobre Kristen Faulkner e 22s sobre Puck Pieterse. Demi Vollering é 9ª a 1:19. Pieterse segue líder da juventude e da montanha e Charlotte Kool dos pontos. A Lidl – Trek lidera por equipas.

Kasia Niewiadoma é a nova camisola amarela do Tour de France Femmes
Kasia Niewiadoma é a nova camisola amarela do Tour de France Femmes

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock