Jon Barrenetxea conquista Circuito de Getxo! Afonso Eulálio fechou o top9!

O espanhol Jon Barrenetxea (Movistar Team) venceu o Circuito de Getxo, uma clássica de 171km entre Bilbao e Getxo, batendo ao sprint o francês Clément Champoussin (Arkea-B&B Hotels) e o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA). Esta vitória foi a primeira como profissional para Barrenetxea. Afono Eulálio (ABTF Betão – Feirense) esteve em destaque! O português mexeu na corrida e, na chegada ao sprint no muro final, conseguiu ser nono a 6s.

Fuga facilmente se forma

O Circuito de Getxo começou com Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team), António Barbio (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Gianmarco Garofoli (Astana Qazaqstan Team), Unai Zubeldia (Euskaltel – Euskadi), Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma), Germán Gómez (Team Polti Kometa) e Unai Esparza (Illes Balears Arabay Cycling) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.

Ao km 32, António Barbio deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 30km depois, Esparza tentou partir o grupo da frente, mas acabou por não ter sucesso. A 90km do fim, o espanhol perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado. 15km depois, Julius Johansen e Zubeldia cederam e foram também alcançados. Hugo Aznar atacou no grupo da frente, mas Gómez e e Garofoli conseguiram seguir a sua roda.

Fuga alcançada e alguns ataques antes e na última subida do dia

A 50km do fim, o trio da frente foi alcançado. A Lidl – Trek e a Lotto Dstny comandavam o pelotão e tentavam guardar as energias dos seus líderes para a última subida do dia. 18km depois, Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team) saiu do pelotão e conseguiu uma ligeira vantagem. A 24km do fim, o cazaque acabou por ser alcançado. O ritmo da corrida era elevado e os principais favoritos tentavam manter-se bem colocados para a última subida do dia, o Alto de Pike, com 2.4km a 8%.

A 16.5km da meta, no início do Alto de Pike, Afonso Eulálio atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 400 metros depois, o português foi alcançado. Logo a seguir, Maxim Van Gils (Lotto Dstny) atacou e foi seguido por Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek). Poucos metros depois, Javier Romo (Movistar Team), Quinn Simmons (Lidl – Trek) e Clément Champoussin fizeram a ponte para os dois. Os cinco começaram a marcar-se e acabaram por ser alcançados.

Queda com fortes candidatos envolvidos

A 14km da meta, a descer, Juan Pedro Lopez sofreu uma queda feia que o obrigou a abandonar a corrida. Nessa mesma curva, Anthon Charmig (Astana Qazaqstan Team) e Maxim Van Gils também foram ao chão. Charmig também foi obrigado a abandonar e Van Gils conseguiu continuar, mas estava fora da luta pela vitória. Nos últimos 10kms, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A Movistar Team assumiu o comando e protegia Jon Barrenetxea para o muro final.

Jon Barrenetxea imperial no sprint final e grande exibição de Afonso Eulálio

A cerca de 800 metros da meta, os ciclistas entraram nu muro final em Getxo. Logo nos primeiros metros do muro, Javier Romo assumiu o comando e preparava-se para lançar o sprint de Jon Barrenetxea. Nos metros finais, o espanhol lançou o sprint e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória como profissional no Circuito de Getxo. Clément Champoussin foi mais forte que Orluis Aular para ser segundo.

Afonso Eulálio mostrou-se muito bem durante a corrida. No muro final, o português já estava muito limitado, mas ainda conseguiu um excelente 9º posto a 6s que o fez conquistar 25pts UCI.

Pódio final do Circuito de Getxo com Clément Champoussin, Jon Barrenetxea e Orluis Aular
Pódio final do Circuito de Getxo com Clément Champoussin, Jon Barrenetxea e Orluis Aular

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock