Jennifer Valente é Bicampeã Olímpica de Omnium! Tata Martins foi 14ª!
O último dia de ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos contou com provas de grande espetáculo com os principais nomes a conseguirem confirmar o favoritismo. Portugal fechou as contas no ciclismo de Pista dos Jogos Olímpicos com Tata Martins a ser 14ª no Omnium feminino. A americana Jennifer Valente não deu hipótese no Omnium e tornou-se Bicampeã Olímpica. Para além desta final, o último dia contou também com o Keirin masculino e o Sprint Feminino, onde o neerlandês Harrie Lavreysen e a neozelandesa Ellesse Andrews fizeram a dobradinha na Velocidade.
Omnium feminino
A americana Jennifer Valente tornou-se pela segunda vez na carreira Campeã Olímpica no Omnium Feminino, após somar 144pts. A polaca Daria Pikulik confirmou a boa temporada que está a fazer ao somar 131pts para ficar com a Prata. A jovem neozelandesa Ally Wollaston conquistou 125pts para ficar com o Bronze. A surpresa do dia foi a belga Lotte Kopecky ser apenas quarta, ficando a 9pts das medalhas. A portuguesa Tata Martins somou 61pts e terminou em 14º.
Resumo do Omnium
Na primeira corrida do Omnium, a Scratch Race, Jennifer Valente entrou com tudo. A americana bateu a canadiana Maggie Coles-Lyster e a australiana Georgia Baker. Tata Martins foi 13ª. Na Tempo Race, a vitória sorriu à irlandesa Lara Gillespie que conseguiu dar uma volta de avanço. Valente foi segunda e Daria Pikulik terceira. Tata Martins teve aqui a sua melhor prova onde terminou em 8º. Na Eliminação, Valente voltou a mostrar a sua superioridade e bateu Baker e Coles-Lyster.
Na Corrida por Pontos, a vitória sorriu a Daria Pikulik que conquistou 59pts, 40pts em voltas de avanço e 19pts em sprints. Ally Wollaston foi segunda com 51pts, 40pts em voltas de avanço e 11pts em sprints. Este resultado ajudou a polaca e a neozelandesa a conquistaram uma medalha Olímpica no Omnium. Lotte Kopecky não teve o Omnium que gostaria. A belga ainda foi terceira na Corrida por Pontos, mas não conseguiu uma medalha. Jennifer Valente conquistou 26pts, 20pts em voltas de avanço e 6pts em sprints, para segurar o Ouro. Tata Martins foi 14ª, após somar 7pts em sprints.
Keirin masculino
No Keirin Masculino, Harrie Lavreysen confirmou o favoritismo e conquista mais uma medalha de Ouro. O neerlandês fez a dobradinha na Velocidade e conquistou a sua terceira medalha de Ouro nestes Jogos Olímpicos. Na final, Lavreysen bateu os australianos Matthew Richardson e Matthew Glaetzer. A corrida ficou marcada por uma queda na última curva do britânico Jack Carlin, do japonês Shinji Nakano e do malaio Muhammad Sahrom que ajudou Glaetzer a conseguir a medalha de Bronze.
Sprint feminino
No Sprint feminino, Ellesse Andrews mostrou mais uma vez que está na melhor forma da sua carreira ao tornar-se na nova Campeã Olímpica. A neozelandesa fez a dobradinha na Velocidade, depois de ter vencido também o Keirin. Na final, Andrews venceu as duas primeiras rondas frente à alemã Lea Sophie Friedrich. A britânica Emma Finucane venceu as duas primeiras rondas frente à neerlandesa Hetty van de Wouw para ficar com o Bronze.
Foto de Capa: UCI