Paul Lapeira faz brilhar a tricolor e conquista Polynormande!
O campeão francês Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a Polynormande, uma clássica de 169km entre Avranches e Saint-Martin-de-Landelles, batendo ao sprint o neerlandês Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) e o francês Brieuc Rolland (Groupama – FDJ). Lapeira conquistou a sua primeira vitória com a camisola de campeão francês envergada e o seu quinto triunfo da temporada.
Fuga com fortes elementos consegue formar-se
A Polynormande começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 14, Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) conseguiu um ligeiro espaço, mas acabou por ser rapidamente alcançado. 5km depois, Pascal Eenkhoorn, Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels), Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) e Matisse Julien (CIC U Nantes Atlantique) atacaram e formaram a fuga do dia.
Ao km 33, Paul Lapeira, Brieuc Rolland Liam Slock (Lotto Dstny), Anthony Delaplace (Arkea-B&B Hotels), Pierre-Henry Basset (CIC U Nantes Atlantique), Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur), Joris Delbove (St Michel-Mavic-Auber93) e Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix) fizeram a ponte para o grupo da frente. Este grupo era bastante perigoso e já tinha uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão que estava a conseguir reduzir a vantagem.
Pelotão parte, mas fuga segue com excelente vantagem
A Cofidis e a TotalEnergies assumiram o comando do pelotão, mas na frente da corrida, estavam a colaborar muito bem e seguiam com um bela vantagem. Ao km 36, Girard perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. 10km depois, o forte ritmo no pelotão fez com que o grupo se cortasse. Julien também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado.
A 70km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Bryan Coquard (Cofidis) e Jason Tesson (TotalEnergies) abandonaram a corrida. A 45km do fim, Delbove cedeu e foi alcançado. 11km depois, Juillard também deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente.
Ataques no pelotão e na fuga
A 20km da meta, Axel Zingle (Cofidis) saiu do pelotão e foi seguido por Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber93) e Matis Louvel (Arkea-B&B Hotels). Poucos kms depois, Brent Van Moer e Mathijs Paasschens (Lotto Dstny) juntaram-se aos três da frente. Os cinco ainda tentavam reentrar no grupo da frente, mas iriam ter uma tarefa muito difícil pela frente. A 11km da meta, Lapeira atacou e foi seguido por Slock, Eenkhoorn, Delaplace, Le Berre, Rolland, Le Ny e Basset. 3km depois, Delaplace acelerou e Basset e Le Ny acabaram por ceder.
A 7km da meta, Lapeira atacou novamente e só Eenkhoorn teve capacidade para o seguir. Poucos metros depois, Rolland a ritmo conseguiu fazer a ponte para o campeão francês e o neerlandês. Slock, Delaplace e Le Berre estavam juntos e tentavam ainda reentrar na luta pela vitória. Poucos kms depois, Le Ny e Basset conseguiram chegar ao grupo perseguidor.
Lapeira imperial no sprint final
A 3km da meta, a diferença entre o trio da frente e os cinco perseguidores era de 15s. 2km depois, o trio da frente começou a marcar-se, mas seguiam com uma bela vantagem sobre os perseguidores. Rolland tentou surpreender com um ataque de longe, mas Lapeira fechou o espaço. Nos metros finais, Lapeira apanhou os seus adversários desprevenidos e lançou o seu sprint, acabando assim por não dar hipótese para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada na Polynormande. Eenkhoorn acabou por ser segundo. Rolland confirmou o seu excelente potencial ao conseguir ser terceiro.
Liam Slock confirmou também a boa temporada que está a fazer ao conseguir ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4º a 7s. Destaca-se também a boa corrida de Basset e Le Ny que foram 5º e 7º, respetivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com