Francisco Peñuela triunfa em Paredes na etapa 7 da Volta a Portugal!

O venezuelano Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) venceu a sétima etapa da Volta a Portugal, uma ligação de 160.4km entre Felgueiras e Paredes, batendo ao sprint o português Tiago Antunes (Efapel Cycling) e o argentino Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho). O português Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) chegou seguro no pelotão e segue assim o camisola amarela.

Começo bastante ofensivo com alguns favoritos a tentarem entrar na fuga

A sétima etapa da Volta a Portugal começou com um ritmo alto e durante alguns kms o pelotão seguiu compacto. Ao km 22, Miquel Valls (GI Group Holding – Simoldes – UDO) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 9km depois, o espanhol foi alcançado. Logo a seguir, na meta volante em Marco de Canaveses, Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) conquistou a pontuação máxima. Joan Bou (Euksaltel – Euskadi) ainda assegurou 1s de bonificação.

Por volta do km 38, um forte grupo de 19 ciclistas atacou e conseguiu uma vantagem de 20s. O pelotão não podia dar uma grande vantagem, pois Abner Gonzalez e Joaquim Silva (Efapel Cycling), Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA), Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Ander Okamika (Burgos – BH) estavam nesse grupo. 12km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, Luis Angel Mate (Euskaltel – Euskadi) e Karel Vacek (Burgos – BH) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem.

Ao km 61, na contagem em São Sebastião de Penha Longa, Maté foi o primeiro a passar no topo. 3km depois, os dois da frente foram alcançados. Poucos metros depois, Vacek voltou a mexer e foi seguido por Javier Ibanez (Caja Rural – Seguros RGA). Henrique Casimiro (Efapel Cycling), Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Valls rapidamente também se juntaram ao duo da frente.

Fuga finalmente se consegue formar

A 72km do fim, Tyler Stites (Project Echelon Racing) e Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) atacaram e juntaram-se ao grupo da frente. 8km depois, os oito da frente foram alcançados. Logo a seguir, os ataques continuaram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 52km do fim, Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) atacou e formou a fuga do dia.

A cerca de 49km do fim, Luís Mendonça e Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Stites e Scott McGill (Project Echelon Racing), Asier Etxeberria e Maté (Euskaltel – Euskadi), Alexander Konychev (Team Vorarlberg), Bruno Silva e Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Tomas Contte e Gaspar Gonçalves (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), César Fonte e Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Cristian Rico (Petrolike), Miguel Salgueiro e Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Pedro Pinto (Efapel Cycling), Óscar Pelegrí (Burgos – BH), Rui Carvalho e Francisco Guerreiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO) e Ibanez juntaram a Fábio Costa na frente da corrida.

Agirre sofre avaria em momento importante da corrida

A 38km do fim, na contagem na Gandra, Maté foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, na meta volante em Lordelo, Fábio Costa assegurou a pontuação máxima. A 33km do fim, Jon Agirre (Equipo Kern Pharma) sofreu uma avaria e foi obrigado a trocar da bicicleta. A corrida começou a partir na subida mais dura do dia em Vandoma, com 2.4km a 8.8%, e o espanhol não conseguiu reentrar no pelotão. A fuga acabou por partir e Maté, Contte, Pedro Pinto, Rui Carvalho, Gaspar Gonçalves e Francisco Guerreiro ficaram isolados. Maté foi o primeiro a passar no topo da contagem em Vandoma.

A 21km da meta, os seis da frente foram alcançados. Afonso Eulálio mexeu na corrida, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, a ABTF Betão – Feirense continuou a mexer na corrida, com António Carvalho e Eulálio, mas nenhum dos dois conseguiu novamente ganhar uma vantagem importante. A 12km da meta, na contagem em Baltar, Maté foi o primeiro a passar no alto. 3km depois, Okamika, Artem Nych (Sabgal – Anicolor Cycling), Bou, Alvaro Trueba (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Joaquim Silva atacaram e conseguiram uma pequena vantagem.

Novos ataques, mas etapa acaba por ser decidida ao sprint

A 3.5km da meta, os cinco da frente foram alcançados. 1.5km depois, Miguel Salgueiro atacou e conseguiu uma boa vantagem. No início do km final, Abner Gonzalez atacou e, a cerca de 250 metros da meta, tentou passar direto por Miguel Salgueiro, mas o português agarrou a sua roda. O pelotão estava muito próximo e Francisco Peñuela lançou o sprint final. O venezuelano rapidamente, passou pelos dois da frente, mas tinha Tiago Antunes na sua roda. O português não teve capacidade para passar Peñuela que deu assim a tão deseja vitória à Rádio Popular – Paredes – Boavista em casa na Volta a Portugal.

Nicolas Tivani acabou por completar o pódio. Depois do ataque a 2km da meta, Miguel Salgueiro ainda conseguiu ser quarto. Jon Agirre acabou por ser o derrotado do dia. O espanhol acabou por perder 2:46.

Afonso Eulálio foi 10º com o mesmo tempo do vencedor e segue assim o líder da classificação geral da Volta a Portugal. Colin Stussi (Team Vorarlberg) segue líder do Combinado e Jaume Guardeño da juventude. Nicolas Tivani reforçou a sua liderança da classificação por pontos e Luis Angel Mate da montanha. A Euskatel – Euskadi segue a melhor equipa.

Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal
Afonso Eulálio segue o camisola amarela da Volta a Portugal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Matias Novo / Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock