Francisco Peñuela à procura de bisar na etapa 8 da Volta a Portugal!
Disputa-se hoje a oitava etapa da Volta a Portugal que nos promete mais uma grande batalha pela vitória. A fuga pode ter aqui mais uma chance para poder vencer, mas equipas como a Euskaltel – Euskadi, a ABTF Betão – Feirense e a Burgos – BH poderão tentar mexer na corrida para tentar fazer diferenças na geral. Francisco Peñuela tem aqui uma nova jornada ao seu estilo. Será o jovem venezuelano capaz de vencer novamente?
Perfil
A oitava etapa da Volta a Portugal apresenta um percurso de 182.4km entre Viana do Castelo e Fafe. O dia contará com três metas volantes, duas contagens de terceira categoria e duas contagens de quarta categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga. Poderemos ter um pelotão que não dê uma grande vantagem à fuga ou um pelotão que dê uma nova chance à fuga para vingar.
As subidas do dia não são muito duras, mas como a etapa tem bastante acumulado, os sprinters puros deverão não ter capacidade para seguir o forte ritmo do pelotão. Nos últimos 10kms, os ciclistas têm um autêntico sobe e desce em três subidas com pouca distância. Vários ataques prometem acontecer e a corrida pode bem partir. Poderemos ter um chegada ao sprint num pequeno grupo ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.
Favoritos
Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) parte como principal favorito para a etapa 8 da Volta a Portugal. Peñuela já conquistou a tão desejada etapa. O venezuelano tem aqui um novo final perfeito para si e de certeza que vai ter liberdade para lutar por nova etapa.
Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Tyler Stites (Project Echelon Racing) são os maiores adversários de Peñuela. Tivani já tem a classificação por pontos praticamente garantida. O argentino deverá ter liberdade para entrar em fugas e pode conquistar mais uma etapa. Stites parece estar a fechar bem a Volta. O americano também procura uma etapa e pode ter aqui uma das suas últimas chances para vencer.
Tiago Antunes (Efapel Cycling) parece estar a fechar bem a Volta a Portugal. O português tem aqui uma boa jornada para si e pode ter aqui a sua última chance para lutar por uma etapa. Luís Gomes (GI Group Holding – Simoldes – UDO) não tem tido a corrida que gostaria. Gomes tem aqui a sua última oportunidade para poder vencer e de certeza que vai tentar entrar na fuga. Tiago Leal é mais uma das cartas da Rádio Popular – Paredes – Boavista para o dia de hoje. Leal costuma se dar bem nestas etapas e pode bem estar na luta pela vitória.
Julen Amezqueta (Illes Balears Arabay Cycling) e Michal Schlegel (Caja Rural – Seguros RGA) parecem estar em boa forma. As equipas de ambos procuram uma vitória de etapa, e os dois poderão ser apostas para entrarem na fuga para tentar vencer. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) e Colin Stussi (Team Vorarlberg) têm uma boa ponta final e ambos poderão tentar ir buscar bonificações ao sprint.
Nota ainda para César Fonte e Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Gonçalo Leaça (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e David Dominguez (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para Abner Gonzalez (Efapel Cycling) e Sergio Chumil (Burgos – BH) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Francisco Peñuela
⭐⭐⭐⭐ Nicolas Tivani e Tyler Stites
⭐⭐⭐ Tiago Antunes, Luís Gomes e Tiago Leal
⭐⭐ Julen Amezqueta, Michal Schlegel, Afonso Eulálio e Colin Stussi
⭐ César Fonte, Hugo Nunes, Gonçalo Leaça, David Dominguez, Abner Gonzalez e Sergio Chumil
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na RTP1 a partir das 15h00!
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events