Sam Watson conquista etapa final do Tour de Wallonie! Matteo Trentin vence geral!

O jovem britânico Sam Watson (Groupama – FDJ) venceu a última etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 192.1km entre Mouscron e Thuin, após protagonizar um grande ataque a cerca de 800 metros da meta. Watson bateu o neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech) e o belga Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck) por 4s para conquistar a sua primeira vitória como profissional. O italiano Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) chegou no grupo dos favoritos e segurou a geral por ter uma melhor soma de resultados que Strong.

Fuga de 16 elementos consegue formar-se

A última etapa do Tour de Wallonie começou com Baptiste Veistroffer (Decathlon AG2R La Mondiale) a sair do pelotão, mas o francês acabou por ser rapidamente alcançado. Logo a seguir, os ataques continuaram, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.

Por volta do km 12, Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck), Matis Louvel (Arkea-B&B Hotels), Filip Maciejuk e Jonas Koch (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Thibaud Gruel (Groupama – FDJ), Lilian Calmejane e Rune Herregodts (Intermarché – Wanty), Cole Kessler (Lidl – Trek), Gonzalo Serrano (Movistar Team), Johan Meens (Bingoal WB), Nick Schultz (Israel – Premier Tech), Tom Bohli (Tudor Pro Cycling Team), Anders Skaarseth (Uno-X Mobility) e Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 20, na primeira contagem do dia, Janssens foi o primeiro a passar no alto. 9km depois, o belga conquistou novamente a pontuação máxima na segunda contagem do dia. A fuga tinha fortes elementos e o pelotão não podia dar grande vantagem. A diferença entre os dois grupos era de 2:15. Ao km 43, na terceira contagem do dia, Janssens foi o primeiro a passar no alto.

Corrida começa a partir e forte quarteto isola-se

A 80km do fim, na última contagem do dia, Maciejuk foi o primeiro a passar no topo. A Tudor Pro Cycling Team comandava o pelotão para defender a liderança na geral de Matteo Trentin. 30km depois, ataques começaram a acontecer no grupo da frente. Serrano chegou a ter uma ligeira vantagem, mas acabou por ser rapidamente alcançado.

A 37km do fim, Meens atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 3km depois, o belga conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio. Logo a seguir, Meens acabou por ser alcançado. A 30km do fim, Calmejane atacou e foi apenas seguido por Maciejuk, De Bondt e Louvel. 7km depois, no segundo sprint intermédio De Bondt foi o mais forte. O pelotão estava a aumentar o ritmo, mas a fuga ainda tinha 1:50 de vantagem.

Fuga alcançada e grande ataque de Watson no km final

A 12km da meta, no último sprint intermédio do dia, Calmejane assegurou a pontuação máxima. 4km depois, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas os quatro voltavam sempre a juntar-se. O ritmo no pelotão era elevado e o quarteto da frente tinha apenas 25s de vantagem. A 2km da meta, Maciejuk tentou isolar-se, mas não teve sucesso. 1km depois, na entrada no muro final, a fuga foi alcançada. A Groupama – FDJ impunha um ritmo forte no pelotão.

A cerca de 800 metros da meta, Sam Watson atacou numa zona em paralelo e conseguiu isolar-se. No grupo dos favoritos, ficaram a marcar-se e o britânico conseguiu uma boa vantagem. Watson seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa final do Tour de Wallonie! Corbin Strong foi mais forte ao sprint que Timo Kielich e Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) para ser segundo a 4s. Matteo Trentin foi 8º.

Corbin Strong foi o mais forte ao sprint do grupo dos favoritos (Foto: Sprint Cycling Agency)
Corbin Strong foi o mais forte ao sprint do grupo dos favoritos (Foto: Sprint Cycling Agency)

Com as bonificações, Matteo Trentin e Corbin Strong ficaram empatados na geral. Por ter uma melhor soma de resultados, o italiano levou a melhor sobre o neozelandês e conquistou assim a sua primeira corrida por etapas da carreira. Alex Kirsch (Lidl – Trek) fechou o pódio da geral em 15s. Trentin também venceu a classificação por pontos. Frederik Wandahl (Red Bull – Bora – Hansgrohe) venceu a juventude e Jimmy Janssens a classificação da montanha. A Israel – Premier Tech foi a melhor equipa.

Pódio Final

Matteo Trentin é o grande vencedor do Tour de Wallonie (Foto: Sprint Cycling Agency)
Matteo Trentin é o grande vencedor do Tour de Wallonie (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock