Hat-trick para Jasper The Master na etapa 16 do Tour de France!

O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a décima sexta etapa do Tour de France, uma ligação de 188.6km entre Gruissan e Nimes, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility). Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu cruzar a linha de meta e segue assim o camisola verde. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue o camisola amarela.

Etapa tranquila com apenas um ciclista na fuga

A décima sexta etapa do Tour de France começou com Stefan Kung (Groupama – FDJ) e Sandy Dujardin (TotalEnergies) a conseguirem uma ligeira vantagem. O suíço e o francês acabaram por rapidamente tirarem pé e foram alcançados. Ao km 6, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. O pelotão seguiu compacto até ao sprint intermédio do dia com as equipas dos sprinters na frente do grupo.

A 93km do fim, no sprint intermédio do dia, Bryan Coquard (Cofidis) conquistou a pontuação máxima. Jasper Philipsen ganhou 4pts a Biniam Girmay. Logo a seguir, Thomas Gachignard (TotalEnergies) atacou e formou a fuga do dia. O francês conseguiu uma vantagem de 2:20 sobre o pelotão. A 76km do fim, na única contagem do dia, Gachignard foi o primeiro a passar no topo. O pelotão foi sempre controlando a vantagem do francês que foi alcançado 44km depois.

Philipsen faz o hat-trick em caótica chegada ao sprint com Girmay a ficar numa queda

Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão. A 1.6km da meta, uma queda aconteceu no pelotão. Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e Biniam Girmay ficaram envolvidos e perderam assim as suas chances de lutarem pela vitória. Felizmente, ambos conseguiram cruzar a linha de meta.

No km final, a Uno-X Mobility e a Alpecin – Deceuninck comandavam o pelotão. Nos metros finais, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) começou a lançar o sprint de Philipsen. O belga lançou o sprint final e não deu hipótese, conquistando assim a sua terceira vitória de etapa nesta edição do Tour de France. Phil Bauhaus foi mais forte que Alexander Kristoff para ser assim segundo. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) foi apenas 5º.

João Almeida (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue em 4º na geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 93º e Rui Costa (EF Education – EasyPost) 97º, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Tadej Pogacar segue líder da classificação geral e da classificação da montanha do Tour de France. Biniam Girmay manteve a liderança da classificação por pontos e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) da juventude. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock