Poderá Ben Healy vingar a fuga na etapa 17 do Tour de France?
Disputa-se hoje a décima sétima etapa do Tour de France que nos promete um excelente espetáculo na luta pela vitória. A UAE Team Emirates não vai querer comandar o ritmo da corrida e pode bem deixar a fuga ganhar um espaço importante, mas a Team Visma | Lease a Bike é bem capaz de mexer na corrida para tentar que ganhar tempo na geral com Jonas Vingegaard. Será que a fuga tem chance de vingar ou será que teremos uma nova batalha de titãs?
Perfil
A décima sétima etapa do Tour de France apresenta um percurso de 177.8km entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Superdévoluy. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia. Poderemos ter um pelotão a dar uma grande vantagem à fuga ou um pelotão que controle a vantagem da fuga para que os favoritos possam lutar pela etapa.
No Col Bayard, com 6.8km a 7.3%, o ritmo deverá aumentar e a corrida é bem capaz de começar a partir. O Col du Noyer, com 7.5km a 8.1%, é a subida mais dura do dia e promete ser a subida onde se irá fazer as principais diferenças. Vários ataques poderão acontecer e alguns dos favoritos à geral poderão querer as bonificações no topo da subida.
Após o Col du Noyer, os ciclistas descem durante cerca de 7km e entram na subida final, a Superdévoluy, com 3.8km a 5.9%. A subida não é muita dura, mas é capaz de fazer mais algumas diferenças. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Ben Healy (EF Education – EasyPost) parte como principal favorito para a etapa 17 do Tour de France. O irlandês está a fazer uma ótima corrida. A etapa de hoje é perfeita para as suas características e de certeza que vai tentar entrar na fuga para conquistar a tão desejada etapa.
Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) também é um dos principais favoritos para a etapa de hoje. O equatoriano também procura a tão desejada etapa. Carapaz parece estar cada vez melhor neste tipo de jornadas e é bem capaz de tentar entrar na fuga para tentar vencer. Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) está a subir de forma. O norueguês tem aqui uma etapa perfeita para si e de certeza que vai tentar entrar na fuga para dar a primeira vitória à Uno-X numa grande volta.
Jai Hindley (Red Bull – Bora – Hansgrohe) é bem capaz de tentar entrar na fuga. O australiano pretende conquistar uma etapa para tentar salvar o Tour de France da equipa alemão. Oier Lazkano (Movistar Team) parece querer ir para a fuga para lutar pela montanha, mas também pode ter uma oportunidade para lutar pela etapa. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) tem aqui uma excelente etapa para si. O esloveno não vai querer perseguir a fuga, mas se tiver chance de lutar pela vitória, de certeza que vai querer ganhar segundos.
Javier Romo (Movistar Team) e Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) dão se bem nestes tipo de etapas. Ambos poderão querer ir para a fuga para conseguir um grande resultado. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) poderá querer mexer na corrida para tentar ganhar tempo a Pogacar, mas não terá uma tarefa fácil pela frente. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) dá-se bem em etapas deste estilo, mas o seu principal objetivo é defender o pódio e a camisola branca.
Nota ainda para Enric Mas (Movistar Team) e Simon Yates (Team Jayco-AlUla) que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para João Almeida (UAE Team Emirates), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Mikel Landa (Soudal Quick-Step) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Ben Healy
⭐⭐⭐⭐ Richard Carapaz e Tobias Johannessen
⭐⭐⭐ Jai Hindley, Oier Lazkano e Tadej Pogacar
⭐⭐ Javier Romo, Oscar Onley, Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel
⭐ Enric Mas, Simon Yates, João Almeida, Santiago Buitrago e Mikel Landa
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h15 e na RTP2 a partir das 14h15!
Foto de Capa: Getty Images