Vingegaard bate Pogacar na etapa 11 do Tour de France! Almeida foi 6º e sobe a 5º na geral!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a décima primeira etapa do Tour de France, uma ligação de 211km entre Évaux-Les-Bains e Le Lioran, batendo ao sprint o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) completou o pódio a 25s. O português João Almeida (UAE Team Emirates) foi 6º a 1:47. Pogacar segue o camisola amarela.

Jonas Vingegaard bateu Tadej Pogacar num apertado sprint na etapa 11 do Tour de France (Foto: Thomas SAMSON / AFP)
Jonas Vingegaard bateu Tadej Pogacar num apertado sprint na etapa 11 do Tour de France (Foto: Thomas SAMSON / AFP)

Começo bastante ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A décima primeira etapa do Tour de France começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 9, Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) conseguiram uma ligeira vantagem. Cerca de 10km depois, os três foram alcançados. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso.

Ao km 45, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) conseguiram isolar-se na frente da corrida. 13km depois, Clément Russo (Groupama – FDJ), Silvan Dillier (Alpecin – Deceuninck), Axel Zingle (Cofidis), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Anthony Turgis e Matteo Vercher (TotalEnergies), Toms Skujins (Lidl – Trek), Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) e Frank van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) juntaram-se aos dois da frente. Poucos metros depois, no sprint intermédio do dia, Turgis conquistou a pontuação máxima.

O pelotão seguiu com um ritmo elevado e, ao km 71, o grupo da frente foi alcançado. Poucos kms depois, Carapaz voltou a atacar e foi apenas seguido por Vercher. Ao km 78, Ben Healy (EF Education – EasyPost), Oier Lazkano (Movistar Team), Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL) e Lapeira juntaram-se ao grupo da frente. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Lazkano foi o primeiro a passar no topo. Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Julien Bernard (Lidl – Trek) e Guillaume Martin (Cofidis) saíram do pelotão e tentavam chegar à fuga do dia.

Fuga alcançada e a UAE Team Emirates parte a corrida

Ao km 89, na segunda contagem do dia, Carapaz foi o primeiro a passar no topo. 12km depois, os quatro perseguidores fizeram a ponte para o grupo da frente. A 65km do fim, a fuga do dia tinha uma vantagem de 1:35 sobre o pelotão. 20km depois, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) sofreu uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta. A UAE Team Emirates aumentava o ritmo do pelotão. Na frente da corrida, Lazkano atacou e conseguiu isolar-se.

A 43km do fim, Healy fez a ponte para o espanhol. O irlandês ainda foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Poucos kms depois, Carapaz chegou ao duo da frente. A 33km do fim, Carapaz abriu para o lado. No pelotão, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo, mas o espanhol não durou muito tempo e rapidamente cedeu. Logo a seguir, Adam Yates (UAE Team Emirates) assumiu o comando e o grupo começou a partir.

A 32km do fim, os dois da frente foram alcançados. O ritmo de Adam Yates era muito forte e era apenas seguido por Pogacar e João Almeida (UAE Team Emirates), Vingegaard, Evenepoel, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek). Mikel Landa (Soudal Quick-Step) acabou por ceder. Poucos metros depois, Almeida acabou por ceder.

Pogacar isola-se, mas Vingegaard vai atrás de si

A 31.6km da meta, Pogacar atacou e conseguiu isolar-se. Roglic e Vingegaard juntaram-se na perseguição ao esloveno. Evenepoel vinha a solo mais atrás. Rodriguez ficou com Ciccone e Yates. 400 metros depois, Vingegaard largou Roglic e tentava chegar a Pogacar que foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. A 28km do fim, na descida, Roglic chegou a Vingegaard. 3km depois, Rodriguez, Ciccone, Yates e Almeida chegaram a Evenepoel.

Tadej Pogacar foi o combativo da etapa 11 do Tour de France (Foto: Tim de Waele/Getty Images)
Tadej Pogacar foi o combativo da etapa 11 do Tour de France (Foto: Tim de Waele/Getty Images)

A 19km da meta, Vingegaard e Roglic foram alcançados pelo grupo de Evenepoel. Logo a seguir, Pogacar entrou no Col de Pertus, com 4.4km a 7.9%, com uma vantagem de 35s sobre os perseguidores. Vingegaard rapidamente aumentou o ritmo e foi apenas seguido por Roglic e Evenepoel. Almeida passou dificuldades, mas a ritmo conseguiu chegar novamente a Rodriguez, Ciccone e Yates. A 18km da meta, Evenepoel deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Vingegaard. 800 metros depois, Roglic também acabou por ceder.

Recuperação fenomenal de Vingegaard

A 15.5km da meta, Roglic foi alcançado por Evenepoel. Poucos metros depois, Vingegaard chegou a Pogacar. Logo a seguir, o esloveno foi mais forte ao sprint que o dinamarquês para ir buscar 8s de bonificação no topo da quinta contagem do dia. Evenepoel conquistou 2s. A 10km da meta, os dois da frente tinham 35s de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:20 sobre o grupo de João Almeida e Rodriguez.

Vingegaard e Pogacar seguiram a colaborar muito bem e controlavam a vantagem que tinham sobre os perseguidores. Roglic cooperava com Evenepoel, mas o esloveno já não ia fácil. Mikel Landa conseguiu a ritmo chegou ao grupo de João Almeida. A 3km da meta, na última contagem do dia, Vingegaard foi o primeiro a passar no topo. 2km depois, Roglic sofreu uma queda a descer, mas conseguiu voltar à bicicleta.

Vingegaard bate Pogacar ao sprint

Vingegaard e Pogacar seguiram juntos e, nos metros finais, começaram a marcar-se para o sprint final. O dinamarquês surpreendeu ao lançar o sprint, mas Pogacar conseguiu responder e colocou-se ao seu lado. Nos últimos metros, Vingegaard conseguiu ser mais forte que o esloveno para regressar assim aos triunfos na etapa 11 do Tour de France. Evenepoel acabou por fechar o pódio a 25s. Roglic foi quarto a 55s. Ciccone foi o mais forte ao sprint do terceiro grupo para fechar o top5 a 1:47. Juan Ayuso perdeu 4:39.

João Almeida entrou no top5 da geral do Tour de France (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
João Almeida entrou no top5 da geral do Tour de France (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

João Almeida fez uma bela etapa e foi 6º a 1:49. Na geral, o português é agora 5º a 4:20 de Pogacar. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 61º a 25:17 e Rui Costa (EF Education – EasyPost) 103º a 29:43.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral e ainda é o novo líder da classificação por pontos. O esloveno tem 1:06 sobre, o melhor jovem, Remco Evenepoel e 1:14 sobre Jonas Vingegaard. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) manteve a liderança da classificação por pontos e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock