Clara Emond conquista etapa 4 do Giro d’Italia após solo de 40km!
A canadiana Clara Emond (EF – Oatly – Cannondale) venceu a quarta etapa do Giro d’Italia Women, uma ligação de 134km entre Imola e Urbino, após um grande solo de 40km. Emond estreou-se a vencer como profissional e bateu a italiana Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) por 17s e a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) por 20s. A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) foi oitava a 1:08 e segue assim a Maglia Rosa.
Fuga consegue excelente vantagem sobre o pelotão
A quarta etapa do Giro d’Italia Women começou com algumas tentativas de ataque, mas sem sucesso. Ao km 22, Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo), Silvia Zanardi (Human Powered Health) e Carmela Cipriani (Bepink – Bongioanni) atacaram e formaram a fuga do dia. 15km depois, Ana Vitória Magalhães (Bepink – Bongioanni) e Clara Emond saltaram do pelotão e tentavam chegar ao trio da frente.
Ao km 53, as duas perseguidoras fizeram a ponte para o trio da frente. A fuga do dia tinha uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão. 9km depois, no sprint intermédio do dia, Zanardi conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) acabou por abandonar a corrida.

Emond consegue isolar-se e grande grupo sai do pelotão
A 50km do fim, já na primeira contagem do dia, a San Marino, com 5.5km a 6.9%, Cipriani e Palazzi perderam o contacto com a frente da corrida. 2km depois, Zanardi também deixou de ter capacidade para seguir Emond e Ana Magalhães. Logo a seguir, Emond foi a primeira a passar no topo da primeira subida categorizada do dia.
A 40km do fim, Ana Magalhães deixou de ter capacidade para seguir Emond. No pelotão, ataques aconteceram e Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime), Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team), Elise Chabbey e Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing), Cecilie Uttrup Ludwig, Elisa Valtulini (Bepink – Bongioanni), Sanne Cant (Fenix – Deceuninck), Giada Borghesi (Human Powered Health), Brodie Chapman (Lidl – Trek), Ella Wyllie (Liv AlUla Jayco), Jelena Eric (Movistar Team), Femke De Vries (Team Visma | Lease a Bike) e Anouska Koster e Mie Ottestad (Uno-X Mobility) tentavam fazer a ponte para a frente da corrida.
Grupo perseguidor começa a partir, mas Emond segue isolada
A 19km da meta, Cant, Chapman, Wyllie, De Vries e Koster perderam o contacto com o terceiro grupo. 6km depois, Emond entrou na subida final, a Urbino, com 12.9km a 2.4%, com uma vantagem de cerca de 1:40 de vantagem sobre as duas perseguidores, 2:00 sobre o grupo de Ludwig e Le Court e 2:40 sobre o pelotão.
A 5km da meta, Chabbey e Magnaldi foram alcançadas por Ludwig, Le Court, Paladin, Borghesi, Eric, Valtulini, Ottestad e Cecchini. Logo a seguir, Ludwig acelerou e foi apenas seguida por Le Court, Paladin, Chabbey, Borghesi e Eric. Le Court e Ludwig eram quem mais trabalhavam no grupo perseguidores. As duas estavam a subir bons lugares na geral, mas não estavam a conseguir reduzir a vantagem de Emond. No pelotão, a Lidl – Trek comandava o grupo e controlava a vantagem de Elisa Longo Borghini na geral.
Emond resiste e conquista fantástica vitória
Clara Emond manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória como profissional na etapa 4 do Giro d’Italia Women. Na parte final da subida em paralelo, Soraya Paladin foi a mais forte do grupo perseguidor para ser 2ª a 17s. Cecilie Uttrup Ludwig fechou o pódio a 20s e conseguiu subir para o top3 da geral. Kim Le Court foi 5ª a 28s e entrou também no top5 da geral. No pelotão, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) atacou e só Elisa Longo Borghini a seguiu. As duas acabaram por cruzar a linha de meta a 1:08 da vencedora.
Elisa Longo Borghini manteve a liderança da classificação geral do Giro d’Italia Women. Lotte Kopecky manteve a liderança da classificação por pontos e Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing) da juventude. Clara Emond é a nova líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Giro d’Italia Women