India Grangier conquista etapa 4 e sobe à liderança da Volta a Portugal Feminina!
A francesa India Grangier (Team Coop – Repsol) venceu a quarta etapa da Volta a Portugal Feminina, uma ligação de 92.5km entre Torres Vedras e Póvoa de Santa Iria, batendo ao sprint a sua jovem compatriota Titia Ryo (Arkea-B&B Hotels). A americana Nicole Steinmetz (Cynisca Cycling) fechou o pódio a 5s. A campeã nacional Daniela Campos (Eneicat-CM Team) fez mais uma bela etapa e terminou na 5ª posição a 49s! Com a vitória na etapa, Grangier conseguiu subir à liderança da geral.
Começo ofensivo com favoritas a mexerem cedo
A quarta etapa da Volta a Portugal Feminina começou com um ritmo alto. Ao km 15, na contagem em Encarnação, Marie-Morgane Le Deunff (Arkea-B&B Hotels) foi a primeira a passar no topo. Logo a seguir, na descida, India Grangier e Magdelene Lind (Team Coop – Repsol), Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels), Claire Windsor (Cynisca Cycling), Valentina Basilico (Eneicat-CM Team) e Robyn Clay (DAS-Hutchinson-Brother UK) atacaram e conseguiu uma pequena vantagem.
Ao km 24, o grupo da frente acabou por ser alcançado. 1km depois, um grupo composto por Daniela Campos, Maryna Altukhova (Matos Mobility – Flexaco), Grangier, Sigrid Haugset e Stina Kagevi (Team Coop – Repsol), Océane Mahe e Maurene Tregouet (Arkea-B&B Hotels), Lucy Lee e Tamsin Miller (DAS-Hutchison-Brother UK) e Nicole Steinmetz conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Tiril Jorgenson (Team Coop – Repsol) saiu do pelotão e fez a ponte para o grupo da frente.
Novos ataques e forte quarteto ganha uma boa vantagem
Ao km 35, as onze da frente foram alcançadas. 6km depois, Drummond e Jorgenson tentaram formar a fuga do dia, mas foram rapidamente alcançadas. A 43km do fim, na meta volante na Póvoa da Galega, Mahe conquistou a pontuação máxima. Cerca de 6km depois, Mahe atacou e conseguiu isolar-se. A jovem francesa conseguiu uma vantagem de 1:15 sobre o pelotão.
A 29km do fim, na contagem em Sobral de Monte Agraço, Mahe foi a primeira a passar no topo. Grangier, Ryo e Steinmetz saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a francesa. Poucos kms depois, as três perseguidoras juntaram-se a Mahe na frente da corrida. As quatro da frente tinham uma vantagem de 50s sobre o pelotão.
Grangier vence duelo de francesas
A cerca de 12km da meta, Mahe deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançada. O trio da frente ainda tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão. Nos últimos kms, Steinmetz perdeu o contacto com o grupo da frente. Grangier e Ryo seguiram com um forte ritmo e acabaram por disputar a etapa ao sprint. A francesa da Team Coop-Repsol acabou por ser mais forte que a francesa da Arkea-B&B Hotels para vencer assim a etapa 4 da Volta a Portugal Feminina. Steinmetz ainda foi 3ª a 5s.
Daniela Campos foi novamente a melhor portuguesa. A campeã nacional foi 5ª a 49s, mas caiu para a 4ª na geral e perdeu a liderança da juventude. Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) e Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo) também se mostraram muito bem e foram 19ª a 1:09 e 25ª a 1:21, respetivamente.
India Grangier é a nova líder da classificação geral e da classificação da montanha. A francesa parte para o contrarrelógio final com 7s de vantagem sobre, a melhor jovem, Titia Ryo, 27s sobre Frankie Hall (DAS-Hutchinson-Brother UK) e 38s sobre Daniela Campos. Michaela Drummond segue líder da classificação por pontos e a Team Coop – Repsol lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC