Veni, Vidi, Bini! Girmay bisa na etapa 8 do Tour de France!

O eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) venceu a oitava etapa do Tour de France, uma ligação de 183.4km entre Semur-en-Auxois e Colombey-Les-Deux-Églises, batendo ao sprint os belgas Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny). Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue assim o camisola amarela.

Após um início com alguns ataques, só um ciclista na fuga do dia

A oitava etapa do Tour de France começou com Neilson Powless e Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 1:50 sobre o pelotão. Ao km 24, na primeira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. No pelotão, Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) acelerou para lançar um ataque de Ben Healy (EF Education – EasyPost). O irlandês foi apenas seguido por Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Stephen Williams (Israel – Premier Tech) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies).

Por volta do km 27, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas sem sucesso. Poucos kms depois, Powless e Bissegger decidiram tirar pé e esperaram pelo pelotão. Ao km 32, na segunda contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 4km depois, Jordan Jegat (TotalEnergies) atacou e tentava fazer a ponte para o norueguês.

Abrahamsen completa a sua missão e acaba por ser alcançado

Ao km 38, na terceira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Jegat tirou pé e foi alcançado. As equipas dos sprinters comandavam o pelotão e Abrahamsen conseguiu uma vantagem de 6:00. Ao km 59, no sprint intermédio do dia, o norueguês conquistou a pontuação máxima. No pelotão, a Intermarché – Wanty esteve muito bem taticamente e conseguiu que Biniam Girmay e Gerben Thijssen fossem 2º e 3º, respetivamente, no intermédio.

Jonas Abrahamsen foi o combativo da etapa 8 do Tour de France (Foto: Getty Images)
Jonas Abrahamsen foi o combativo da etapa 8 do Tour de France (Foto: Getty Images)

A 86km do fim, na penúltima contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo. 20km depois, um corte acabou por acontecer no pelotão. A 61km do fim, o grupo que ficou cortado conseguiu reentrar no pelotão. Jonas Abrahamsen conseguiu ser o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. A cerca de 30km do fim, a EF Education – EasyPost aumentou o ritmo do pelotão e a vantagem do norueguês começou a diminuir significativamente.

A 26km da meta, Phil Bauhaus (Bora – Hansgrohe) e Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) perderam o contacto com o pelotão. Abrahamsen ainda resistiu durante mais alguns kms, mas acabou por ser alcançado a 14km da meta. Os sprinters e os favoritos à geral tentavam manter-se bem colocados para os kms finais e uma nova chegada ao sprint.

Girmay é o primeiro a bisar nesta edição do Tour de France

A 6.5km da meta, Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. No início do km final, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A 700 metros da meta, Axel Zingle (Cofidis) assumiu o comando do grupo e preparava-se para lançar Bryan Coquard (Cofidis). A Intermarché – Wanty deixou Biniam Girmay no sítio certo, a roda de Coquard. Jasper Philipsen e Arnaud De Lie também estavam bem colocados.

Coquard teve de lançar o sprint de longe, mas Girmay e Philispen estavam de imediato na sua roda. O eritreu e o belga começaram a sprintar a 150 metros da meta e rapidamente passaram pelo francês. Nos últimos metros, Girmay conseguiu ser mais forte que Philipsen para bisar assim na etapa 8 do Tour de France. De Lie vinha embalado de trás, mas acabou por ficar fechado entre Philipsen e Girmay. Mesmo assim, o campeão belga conseguiu um excelente terceiro posto.

João Almeida (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue em 8º na geral. Nelson Oliveira também chegou no pelotão e foi 91º. Rui Costa (EF Education – EasyPost) tirou pé nos kms finais e foi 128º a 1:12.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação geral do Tour de France. Biniam Girmay reforçou a sua liderança da classificação por pontos e Jonas Abrahamsen manteve a liderança da montanha. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) segue o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)
Tadej Pogacar segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: ASO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock