Andreas Leknessund regressa aos triunfos e é o primeiro líder do Sibiu Cycling Tour!
O norueguês Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) venceu a primeira etapa do Sibiu Cycling Tour, uma ligação de 167.5km entre Sibiu e Paltinis, batendo ao sprint o alemão Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e o neozelandês George Bennett (Israel – Premier Tech). Leknessund regressou aos triunfos como profissional quase 2 anos depois e é o primeiro líder da classificação geral.
Fuga facilmente se forma, mas corrida ainda é neutralizada
A primeira etapa do Sibiu Cycling Tour começou com diversas tentativas de ataque com Philip Heijnen (Parkhotel Valkenburg), Riccardo Biondani (General Store – Essegibi – F.Ili Curia), Sam Gademan (VolkerWessels Cycling Team), Julian Pochacker (Team Felt – Felbermayr), Lukas Baldinger (MYVelo Pro Cycling Team), Nico Muller (Rad-Net Osswald) e Zak Coleman (XSpeed United Continental) a formarem a fuga do dia.
Ao km 6, na primeira contagem do dia, Biondani foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, a corrida teve de ser neutralizada para que as ambulâncias pudessem passar para dar assistência médica num acidente de tráfico. A corrida voltou a ser retomada com a fuga a partir com uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. Ao km 29, na segunda contagem do dia, Biondani foi o primeiro a passar no alto. 28km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Gademan conquistou a pontuação máxima.
Fuga alcançada no início da subida final
Ao km 71, na terceira contagem do dia, Biondani voltou a ser o mais forte. Cerca de 20km depois, na quarta contagem do dia, o italiano voltou a conquistar a pontuação máxima. Muller, Baldinger e Coleman acabaram por perder o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. O quarteto da frente tinha uma vantagem de quase 2:00 sobre o pelotão.
A 47km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Gademan assegurou a pontuação máxima. Biodani deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 20km depois, Pochacker cedeu e foi alcançado. O duo da frente tinha apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão. A 20km do fim, no último sprint intermédio do dia, Gademan conquistou a pontuação máxima. 5km depois, já na subida final em Paltnis, com 16km a 4.2%, a fuga acabou por ser alcançada. Os primeiros 9.7km da subida eram os mais duros e tinham uma pendente média de 6.1%.
Batalha a três pela vitória
A cerca de 10km da meta, Florian Lipowitz, Andreas Leknessund e George Bennett atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Um grupo composto por Sergio Higuita e Emil Herzog (RedBull – Bora – Hansgrohe), Nick Schultz e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Lennert Van Eetvelt, Eduardo Sepulveda e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), David De La Cruz e Mark Donovan (Q36.5 Pro Cycling Team), Lander Loockx (TDT-Unibet) e Luca Cavallo (Team Technipes #InEmiliaRomagna) formou-se na perseguição ao trio da frente.
A contagem da subida final situava-se a 6km da meta e Lipowitz acabou por conquistar a pontuação máxima. O trio da frente tinha uma vantagem de 45s sobre o pelotão. Os três da frente seguiram com um belo ritmo e a cooperar muito bem, acabando assim a disputarem a etapa ao sprint. Lipowitz lançou o sprint final e Leknessund agarrou a sua roda. Nos últimos metros, o norueguês conseguiu passar o alemão para vencer assim a etapa 1 do Sibiu Cycling Tour. Bennett não teve capacidade para passar nenhum dos dois e foi assim 3º. Higuita foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 4º a 58s.
José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) foi 82º a 11:54.
Andreas Leknessund é o primeiro líder da classificação geral e da juventude do Sibiu Cycling Tour. Florian Lipowitz é o primeiro líder da classificação da montanha e Matthew Riccitello da juventude. Sam Gademan é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios e Red Bull – Bora – Hansgrohe é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Focus Photos Agency