Michaela Drummond bisa em Pombal! Frankie Hall é a nova líder da Volta a Portugal Feminina!
A neozelandesa Michaela Drummond (Arkea-B&B Hotels) venceu a terceira etapa da Volta a Portugal Feminina, uma ligação de 121.9km entre Anadia e Pombal, batendo ao sprint as francesas India Grangier (Team Coop-Repsol) e Marie-Morgane Le Deunff (Arkea-B&B Hotels). Frankie Hall (DAS-Hutchinson-Brother UK) chegou no pelotão e é a nova líder da geral, após Mara Roldan (Cynisca Cycling) ter sofrido um problema mecânico a 10km da meta. Daniela Campos (Eneicat-CM Team) foi 7ª, entrou no pódio da geral e é a nova líder da juventude.

Fuga forma-se cedo na etapa
A terceira etapa da Volta a Portugal Feminina começou com um ritmo alto. Ao km 6, Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK) e Ariadna Gutierrez (Farto-BTC Women) sofreram uma queda, mas conseguiram voltar à bicicleta. 1km depois, Danielle De Francesco (Arkea-B&B Hotels) e Tamsin Miller (DAS-Hutchinson-Brother UK) atacaram e formaram a fuga do dia. As duas conseguiram uma vantagem de 1:25 sobre o pelotão.
Por volta do km 20, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem das fugitivas do dia começou a cair. Cerca de 10kms depois, De Francesco e Miller tinham apenas 15s de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms o pelotão acabou por decidir tirar pé e a vantagem da fuga começou a aumentar. Ao km 54, na meta volante em Montemor-o-Velho, De Francesco assegurou a pontuação máxima. As duas da frente tinham agora uma vantagem de 3:55.
Fuga alcançada e camisola amarela perde o contacto por causa de um problema mecânico
No início da segunda metade da corrida, o pelotão aumentou o ritmo ligeiramente e a vantagem da fuga caía aos poucos. A cerca de 28km do fim, a DAS-Hutchinson-Brother UK acelerou no pelotão e começou a fechar o espaço para a dupla da frente. 8km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada.
A 10km da meta, na meta volante em Pombal, Stina Kagevi (Team Coop-Repsol) conquistou a pontuação máxima. A camisola amarela, Mara Roldan sofreu um problema mecânico e perdeu o contacto com o pelotão. A canadiana tinha de perseguir para reentrar no grupo, mas não iria ser nada fácil segurar a sua liderança. Poucos kms depois, o pelotão entrou na contagem do dia. O ritmo aumentou e o grupo começou a partir. India Grangier acabou por ser a primeira a passar no topo.
Drummond imperial em nova chegada ao sprint
A 2km da meta, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir um pouco o grupo. A etapa acabou por ser decidida ao sprint na rampa final em Pombal. Michaela Drummond acabou por não dar hipótese e fez assim o “bis” na etapa 3 da Volta a Portugal Feminina. Grangier foi mais forte que Marie-Morgane Le Deunff para ser segunda. Roldan foi apenas 31ª a 44s e não conseguiu segurar a sua liderança.
Daniela Campos foi novamente a melhor portuguesa! A campeã nacional foi 7ª com o mesmo tempo da vencedora e é agora 3ª na geral a 11s. Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) e Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo) também fizeram uma boa etapa e foram 16ª e 20ª, respetivamente, ambas a 4s.
Frankie Hall foi 14ª a 4s e subiu assim para a liderança da classificação geral da Volta a Portugal Feminina. Marie-Morganne Le Deunff é a nova líder da classificação por pontos e Daniela Campos da juventude. Michaela Drummond reforçou a sua liderança da classificação por pontos e a DAS-Hutchinson-Brother UK lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC