“Touro” Arnaud De Lie em busca de se estrear a vencer no Tour de France!
Disputa-se hoje a oitava etapa do Tour de France que nos promete uma belo espetáculo na luta pela vitória. A Intermarché – Wanty, a Lotto Dstny, Alpecin – Deceuninck e a Cofidis são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para eliminar os puros sprinters da luta pela etapa e para que os seus sprinters ganhem pontos importantes na luta pela camisola verde. Mads Pedersen (Lidl – Trek), um ciclista que era dado como dos principais favoritos para a etapa de hoje, não irá partir. O dinamarquês ainda está bastante marcado pela queda sofrida na etapa 5.
Perfil
A oitava etapa do Tour de France apresenta um percurso de 183.4km entre Semur-en-Auxois e Colombey-Les-Deux-Églises. O dia contará com duas contagens de terceira categoria, três contagens de quarta categoria e um sprint intermédio. A etapa promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem formar a fuga do dia. Existe a chance de a fuga poder vingar no dia de hoje, mas algumas equipas têm capacidade para controlar a etapa para que os seus sprinters lutem pela vitória.
O perfil não parece, mas tem algumas dureza com um autêntico sobe e desce. Os ciclistas vão passar por vários muros de pequena quilometragem onde alguns têm uma alta inclinação. Várias equipas poderão aumentar o ritmo da corrida para pôr em dificuldades os sprinters puros. A 14km da meta, os ciclistas passam por um muro de 1.7km a 5.1% que promete mais acelerações. O final é em ligeiro falso plano e deverá favorecer ser sprinters como Arnaud De Lie, Mads Pedersen e Biniam Girmay.

Favoritos
Arnaud De Lie (Lotto Dstny) parte como principal favorito para a etapa 8 do Tour de France. De Lie tem se mostrado consistente neste Tour. O campeão belga tem aqui uma excelente etapa para si e de certeza que a sua equipa vai tentar algo na etapa para que consiga estrear-se a vencer em grandes voltas.
Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) são os maiores adversários de Arnaud De Lie. Girmay está a fazer um grande Tour. O eritreu também se costuma dar bem nestas etapas e poderá conquistar pontos importantes para a camisola verde. Philipsen quer regressar aos triunfos no Tour. O belga poderá ter uma bela oportunidade no dia de hoje, mas tudo dependerá do ritmo da corrida.
Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) também se dá muito bem nestas etapas. Se Philipsen não estiver no grupo principal, o Campeão do Mundo deve ter liberdade para lutar pela vitória. Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) passa bem este tipo de dificuldades e ao sprint num pequeno grupo pode bem estar na luta pelo pódio. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) pode não estar no seu melhor momento, mas o belga costuma se dar bem nestas jornadas e pode conseguir estar na luta pela vitória.
Dorian Godon e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale) dão se muito bem neste tipo de etapas. Ambos podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa como podem conseguir um grande resultado ao sprint num grupo reduzido. Magnus Cort (Uno-X Mobility) pode ter marcado esta etapa. O dinamarquês é mais um ciclista que pode conseguir um belo resultado ao sprint como pode ir para a fuga para tentar vencer. Bryan Coquard (Cofidis) não tem tido os sprints que gostaria. O francês também já mostrou ser capaz de passar este tipo de dificuldades e de estar na luta pelo pódio em etapas deste estilo.
Nota ainda para Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost), Alex Aranburu (Movistar Team), Axel Zingle (Cofidis), Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Stephen Williams (Israel – Premier Tech) e Romain Grégoire (Groupama – FDJ) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Arnaud De Lie
⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay e Jasper Philipsen
⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel, Michael Matthews e Wout Van Aert
⭐⭐ Dorian Godon, Paul Lapeira, Magnus Cort e Bryan Coquard
⭐ Marijn Van den Berg, Alex Aranburu, Axel Zingle, Axel Laurance, Stephen Williams e Romain Grégoire
Portugueses em prova
João Almeida (UAE Team Emirates), com o dorsal #12, Rui Costa (EF Education – EasyPost), com o dorsal #114, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #157, são os portugueses presentes.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45 e na RTP2 a partir das 14h30!
Foto de Capa: PhotoNews