Diego Ulissi conquista etapa 3 do Tour of Austria e é o novo líder da geral!
O italiano Diego Ulissi (UAE Team Emirates) venceu a terceira etapa do Tour of Austria, uma ligação de 153.1km entre Schladming e Alpendorf, após não dar hipótese ao sprint na rampa final. O americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) foi segundo e o austríaco Felix Grossschartner (UAE Team Emirates) terceiro, ambos a 3s. Com a vitória, Ulissi conseguiu subir à liderança da classificação geral.
Fuga facilmente se forma
A terceira etapa do Tour of Austria começou com diversas tentativas de ataque com Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Edward Ravasi (Team Hrinkow Advarics), Philipp Hofbauer (WSA KTM Graz), Michal Schuran (ATT Investments), Tomas Pridal (Elkov – Kasper) e Mauro Brenner (Team Lotto – Kern Haus PSD Bank) a formarem a fuga do dia. Por volta do km 6, Jelle Johannink (TDT-Unibet) fez a ponte para o grupo da frente.
Ao km 36, na primeira contagem do dia, Schuran foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 3:30 sobre o pelotão. No resto da primeira metade da corrida, o ritmo do pelotão seguiu tranquilo com a Team Jayco-AlUla e a UAE Team Emirates a comandarem o grupo. A 60km do fim, na segunda contagem do dia, Schuran foi o primeiro a passar no alto.
Ineos Grenadiers consegue alcançar a fuga
A cerca de 40km do fim, Brenner deixou de ter capacidade para seguir o grupo da frente na subida mais dura do dia, a Dientner Sattel, com 16km a 5.2%. Poucos kms depois, Johannink, Hofbauer e Pridal também acabaram por ceder. A 36km do fim, Schuran cedeu. 1km depois, Ravasi acelerou e largou Zoccarato. O italiano foi o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. Poucos metros depois, na descida, Zoccarato conseguiu reentrar na frente da corrida. O pelotão aumentou o ritmo, mas os dois da frente ainda tinham 3:00 de vantagem.
A cerca de 22km da meta, a Ineos Grenadiers acelerou no pelotão e até acabou por provocar um corte. 8km depois, Zoccarato tentou isolar-se, mas sem sucesso. A Ineos estava a fazer um fantástico trabalho no pelotão e a fuga do dia tinha apenas 1:30 de vantagem. A 2.7km da meta, a fuga do dia foi alcançada. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foi um dos ciclistas que mais trabalhou para fechar este espaço. 200 metros depois, o italiano comandava o pelotão que entrou na subida final em Alpendorf com 2.5km a 6.5%.
Ulissi imperial na subida final
Logo após o início da subida, Ganna abriu para o lado e Andrey August (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo. A cerca de 1km da meta, Welay Berhe (Team Jayco-AlUla) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. A UAE Team Emirates foi obrigada a assumir a perseguição com Jan Christen. Os metros finais, eram bastante duros, e Ulissi lançou o sprint final. Ninguém conseguiu agarrar a roda do italiano que rapidamente passou Berhe e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 3 do Tour of Austria.
Magnus Sheffield ainda tentou seguir Ulissi, mas não conseguiu. O americano passou Berhe, que estava em grande quebra, e conseguiu ser 2º a 3s. Felix Grosschartner conseguiu fechar o espaço para Sheffield para ser 3º. Adrien Maire (TDT-Unibet) voltou a confirmar a grande temporada que está a fazer ao ser 4º a 3s. Rafal Majka (UAE Team Emirates), Jesus David Peña (Team Jayco-AlUla), Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè, Berhe e Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) chegaram a 6s. Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) chegou a 14s.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) teve um dia de grande trabalho e foi 80º a 13:55.
Diego Ulissi é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour of Austria. Michal Schuran é o novo líder da classificação da montanha e Magnus Sheffield da juventude. A UAE Team Emirates lidera a classificação por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour of Austria