Noah Campos é o novo Campeão Nacional de Fundo em Sub-23!
Noah Campos (Gi Group Holding – Simoldes – UDO) venceu a corrida de fundo Sub-23 e é o novo Campeão Nacional do escalão. Num percurso de 141.3km em Santa Maria da Feira, a vitória só foi decidida na subida final onde Noah Campos mostrou ser o mais forte. Lucas Lopes (Supermercados Froiz) foi segundo a 2s e João Nuno Oliveira (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) terceiro a 4s.
Fuga consegue formar-se
A corrida começou com algumas tentativas de ataque com Cláudio Leal (Porminho Team U23) e Francisco Cordeiro (CC Loulé – Matdiver – Anastácio Mendes e Mendes) a ficarem isolados na frente da corrida. Ao km 16, André Ribeiro, Duarte Mixão e Francisco Alves (Gi Group Holding – Simoldes – UDO), João Oliveira e François Vie (Credibom – La Alumínios – Marcos Car), Diogo Pinto e Sergio Saleiro (Óbidos Cycling Team), Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Fernando Freitas (Maia – Earth Consulters) e Gonçalo Rodrigues e Rafael Soares (SM Feira – Segmento D’Época – Bolflex – Reol) fizeram a ponte para o grupo da frente.
Ao km 30, Cordeiro teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o grupo da frente. 20km depois, o grupo da frente tinha 1:10 de vantagem sobre Ruben Rodrigues (Laboral Kutxa), João Paulo Silva (Óbidos Cycling Team) e Tomás Martins (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e 1:40 sobre o pelotão. Ao km 68, os três perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. O ritmo no pelotão aumentou e até acabou por partir.
Fuga alcançada e novos ataques acontecem
A cerca de 72km do fim, Rafael Soares, Duarte Mixão e Tomás Martins perderam o contacto com o grupo da frente. Poucos kms depois, Fernando Freitas e Gabriel Baptista perderam o contacto com a dianteira. Um grupo de 10 ciclistas com os principais favoritos, a conquistarem o Título Nacional, chegou a estar intermédio, mas acabou por ser alcançado. A 44km do fim, a fuga do dia tinha uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão que estava bastante reduzido. Cerca de 10km depois, o pelotão alcançou a fuga do dia.
A 28km da meta, João Oliveira atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 8km depois, Alexandre Montez (Credibom – La Alumínios – Marcos Car) e José Bicho (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) fizeram a ponte para a frente da corrida. Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco), Lucas Lopes, Sergio Saleiro, Noah Campos e André Ribeiro perseguiam o grupo da frente. Logo a seguir, Bicho acabou por ceder e foi alcançado pelo grupo perseguidor.
Subida final decide o novo Campeão Nacional
A 13km da meta, o grupo perseguidor fez a ponte para o duo da frente. Poucos kms depois, Pedro Pinto (Efapel Cycling) juntou-se à dianteira. A cerca de 7km da meta, João Paulo Silva, Diogo Pinto, Cláudio Leal, Diogo Pereira (Porminho Team U23), François Vie e Guilherme Mesquita (Maia – Earth Consulters) fizeram a ponte para a frente da corrida.
A 5km da meta, Guilherme Mesquita atacou e conseguiu uma vantagem de 10s. 3km depois, o ciclista da Maia – Earth Consulters acabou por ser alcançado. O grupo seguiu junto e a subida final em Santa Maria da Feira iria ser decisiva. Noah Campos acabou por ser o mais forte para conquistar pela primeira vez o Título Nacional de Fundo em Sub-23. Lucas Lopes foi segundo a 2s e João Oliveira surpreendeu ao fechar o pódio a 4s. Os principais favoritos, Gonçalo Tavares e Alexandre Montez, foram apenas 5º e 12º, respetivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC