Daniela Campos vence Campeonatos Nacionais de Fundo! Raquel Dias vence nas Juniores e Daniela Silva nas cadetes!
Realizaram-se hoje em Santa Maria da Feira os Campeonatos Nacionais de Fundo das categorias femininas, coroando novas vencedoras nas categorias Elite, Júnior e Cadete. Daniela Campos (Eneicat-CM Team) em elites, Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SC Farense) em juniores e Daniela Silva (CDASJ/Cyclin’Team/Munício Albufeira) foram as grandes vencedoras. De referir que, todos os escalões correram ao mesmo tempo.
Elites
Nas Elites, Daniela Campos conquistou pela segunda vez o Título Nacional de Fundo, após ser a mais forte na subida final em Santa Maria da Feira. Daniela também conseguiu fazer a dobradinha nos Campeonatos Nacionais, depois de ter vencido o contrarrelógio na sexta-feira. A portuguesa da Eneicat-CM Team bateu, num percurso de 99km, Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco) por 5s e Mariana Líbano (Academia Efapel de Ciclismo) por 10s.
Corrida começa a partir
A corrida começou com um ritmo alto. Por volta do km 17, Marisa Costa (Cantanhede Cycling / VESAM) atacou e conseguiu um vantagem de 30s sobre o pelotão. Poucos kms depois, um grupo de seis ciclistas fez a ponte para Marisa. Daniela Campos, Ana Caramelo, Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK) e Mariana Líbano eram as quatro elites presentes no grupo.
Por volta do km 40, um grupo de onze ciclistas fez a ponte para o grupo da frente. Beatriz Faria (Academia Efapel de Ciclismo), Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Río Miera), Celina Carpinteiro (CDASJ/Cyclin’Team/Munício Albufeira) e Maria Santos e Susana Freitas (Vertentability Cycling Team) eram as elites que chegaram à frente da corrida.
Quatro ciclistas lutam pela vitória
A cerca de 35km do fim, na quarta volta do circuito final, a corrida acabou por partir e um grupo de cinco ciclistas ficou isolado. Daniela Campos, Mariana Líbano, Ana Caramelo e Vera Vilaça eram as elites presentes na dianteira.
Nos últimos 20kms, Daniela, Mariana, Ana e Vera seguiram juntas na frente da corrida. As quatro parecem que atacaram algumas vezes, mas nenhuma se conseguiu isolar e lutaram pela vitória na subida final. Ana Caramelo foi a primeira a mexer na subida final e conseguiu isolar-se. A portuguesa da Matos Mobility – Flexaco acabou por quebrar e foi ultrapassada por Daniela Campos que venceu assim os Campeonatos Nacionais de Fundo em elites. Ana Caramelo acabou por ser segunda a 5s e Mariana Líbano fechou o pódio a 10s.
Results powered by FirstCycling.com
Juniores
Nas Juniores, Raquel Dias não deu hipótese à concorrência e conquistou o Título Nacional de Fundo, após se isolar a cerca de 20km da meta. Num percurso de 79.2km em Santa Maria da Feira, a ciclista da Tavira/Extremosul/SC Farense bateu Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) por 1:39 e Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin’Team/Munício Albufeira) por 1:48.
Após um início ofensivo e com um ritmo alto, um grupo de sete ciclistas acabaram por ficar na frente da corrida. Beatriz Guerra e Raquel Dias eram as únicas juniores presentes na dianteira. Por volta do km 20, um grupo de nove ciclistas juntou-se ao grupo da frente. Rita Tanganho e Daniela Simão e Margarida Gonçalves foram as juniores que reentraram na frente da corrida.
A cerca de 20km da meta, um grupo de cinco ciclistas acabou por se isolar na frente da corrida. Raquel Dias era a única júnior presente na dianteira. Raquel seguiu nesse grupo e acabou por cruzar a linha de meta isolada para conquistar assim o Título Nacional de Fundo em Juniores. Beatriz Guerra foi segunda a 1:39 e Rita Tanganho terceira a 1:48.
Results powered by FirstCycling.com
Cadetes
Nas Cadetes, tivemos uma grande luta pela vitória. Num percurso de 59.4km em Santa Maria da Feira, Daniela Silva (CDASJ/Cyclin’Team/Munício Albufeira) conseguiu ser a mais forte para conquistar o Título Nacional de Fundo. A corrida parece ter sido decidida na subida final e Daniela conseguiu bater Eva Emídio (Tavira/Extremosul/SC Farense) por 7s e Bárbara Santos (CDASJ/Cyclin’Team/Munício Albufeira) por 10s.
Fotos: UVP/FPC