Giovanni Aleotti regressa aos triunfos e é o novo líder do Tour of Slovenia!
O italiano Giovanni Aleotti (BORA – hansgrohe) venceu a terceira etapa do Tour of Slovenia, uma ligação de 160,5km entre Ljubljana e Nova Gorica, após atacar a 7km do fim! O grupo dos favoritos chegou a 11s, com o equatoriano Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) a bater o francês Jordan Jegat (TotalEnergies) no sprint pela segunda posição. Com a vitória na etapa, Aleotti é também o novo líder da geral!
Início muito atacado com 70km para se encontrar a fuga
A terceira etapa do Tour of Slovenia começou com um ritmo alto. Os ataques sucederam-se durante os primeiros 70km, sem que se conseguisse encontrar uma fuga. A primeira contagem de montanha do dia surgiu ao km 36,7 com Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a ser o primeiro a passar no topo. Ao km 58,5, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) assegurou os 3s de bonificação no primeiro sprint intermédio do dia, em Ajdovscina.
Ao km 70, Negasi Abreha (Q36.5 Pro Cycling Team), Maxime Decomble (Groupama – FDJ), Mattéo Vercher (TotalEnergies) e Arthur Kluckers (Tudor Pro Cycling Team) conseguiram finalmente formar a fuga do dia. 8km depois, Decomble venceu o segundo sprint intermédio do dia, em Rence. A 63,8km do fim, na primeira subida a Ravnica, com 5,6km a 5,7%, Decomble e Kluckers cederam. 2km depois, Abreha foi o primeiro a passar no topo.
Fuga alcançada e sucessão de novos ataques com muita indefinição na corrida
A 54km do fim, o pelotão alcançou Abreha e Vercher. 2km depois, Enzo Paleni (Groupama – FDJ) e Alessandro Covi (UAE Team Emirates) atacaram e conseguiram isolar-se. Com mais 6km percorridos, um grupo com Alessandro De Marchi (Team Jayco – AlUla), Nicolò Buratti (Bahrain Victorious), Filip Maciejuk (BORA – hansgrohe), Archie Ryan (EF Education – EasyPost), Vegard Stake Laengen (UAE Team Emirates), Andrew August (Ineos Grenadiers), Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA), Alex Martin (Team Polti Kometa), Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility), Txomin Juaristi e Xabier Berasategi (Euskaltel – Euskadi), Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma), Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team) e Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) chegou ao duo da frente.
A 39km do fim, no último sprint intermédio do dia, em Dobrovo, Dversnes foi o mais forte. 3km depois, Camprubi atacou e conseguiu isolar-se. Os ciclistas que ficaram em posição intermédia foram alcançados. Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) atacou com 32km pela frente e passou direto por Camprubi. O espanhol acabou por ser alcançado. Marcellusi atacou novamente, 2km depois, e fez a ponte para Burgaudeau. Com 28km para a chegada, o italiano acelerou a descer e o francês acabou por ceder. No km seguinte, Emil Herzog (BORA – hansgrohe) fez a ponte para Burgaudeau.
Favoritos ao ataque na última subida do dia
A 16km da meta, o pelotão alcançou Herzog e Burgaudeau. No km seguinte, já na segunda subida a Ravnica, Archie Ryan acelerou em prol de Ben Healy (EF Education – EasyPost). O ritmo do irlandês era muito forte e acabou por partir o pelotão. A 14km da chegada, Ryan, Healy, Narvaez, Steff Cras (TotalEnergies), Paul Double (Team Polti Kometa) e Filippo Zana (Team Jayco – AlUla) alcançaram Marcellusi. 400 metros depois, Healy atacou e foi seguido por Narvaez e Zana. O italiano rapidamente quebrou e foi apanhado por um grupo mais atrasado.
Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) comandava esse grupo e foi fechando espaço atrás de espaço. O italiano juntou Domenico Pozzovivo e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Cras, Jegat, Double, Zana, Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Johannes Kulset (Uno-X Mobility) e Aleotti. A 11.5km da meta, o grupo do italiano alcançou os dois homens na frente. Logo a seguir, novos ataques começaram a acontecer e Kulset acabou por ceder. Pozzovivo foi o primeiro a passar no topo da última contagem em Ravnica. Na descida, os ciclistas começaram a marcar-se na dianteira e Castrillo e Kulset conseguiram reentrar.
Aleotti surpreende com um poderoso ataque a descer
A 7km da meta, Aleotti atacou e conseguiu isolar-se. Narvaez tentou agarrar a roda do italiano, mas não foi capaz. No grupo perseguidor, a cooperação não era a ideal e Aleotti estava cada vez com uma maior vantagem. A 2,5km da meta, Bilbao e Pellizzari saltaram do grupo perseguidor, mas foram rapidamente alcançados.
Aleotti manteve o seu ritmo e regressou assim aos triunfos, quase 2 anos depois, na etapa 3 do Tour of Slovenia. Narvaez foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo a 11s. Jegat foi mais forte que Zana e Pellizzari para fechar o pódio da etapa. Kulset foi o 13º a cruzar a linha de meta, mas acabou desclassificado, devido a ter usado uma posição proibida que o ajudou a reentrar no grupo da frente.
Com o triunfo, Giovanni Aleotti é o novo líder do Tour of Slovenia. Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos e Davide Baldaccini (Team Corratec – Vini Fantini) da classificação da montanha. Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) é o novo melhor jovem e a VF Group – Bardiani CSF – Faizanè a melhor equipa.
António Morgado (UAE Team Emirates) foi 34º a 1:29. O português tinha uma boa etapa para si, mas a queda sofrida na etapa 2 deve ter afetado o seu dia. Na geral, Morgado encontra-se em 33º a 1:39 do líder.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency