Poderá alguém bater Demi Vollering na abertura do Tour de Suisse?

O calendário World Tour feminino segue em frente e, para algumas ciclistas, este será o último teste antes da próxima grande volta, o Giro d’Italia. Começa hoje o Tour de Suisse Women que pelo segundo ano consecutivo faz parte do calendário World Tour. A 8ª edição da corrida por etapas suíça conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do ciclismo feminino. Em 2023, a vitória sorriu a Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime). A suíça era para estar presente nesta edição, mas acabou por ficar doente e, por isso, não irá competir.

Perfil

A primeira etapa do Tour de Suisse Women apresenta um percurso de 58km com partida e chegada em Villars-sur-Ollon. O dia contará com um sprint intermédios e duas subidas categorizas, uma de 2ª categoria e uma 1ª categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. O Col de la Croix, com 3.9km a 8.9%, aparece cedo na etapa e de certeza que vai deixar ciclistas em dificuldades.

O momento decisivo da etapa deverá surgir na subida final, a Villars-sur-Ollon, com 8.8km a 8%. A Team SD Worx-Protime, a Lidl – Trek e a Canyon//SRAM Racing são as equipas que têm melhor capacidade para mexer na corrida e para tentar surpreender. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.

Perfil da 1ª etapa do Tour de Suisse Women
Perfil da 1ª etapa do Tour de Suisse Women

Favoritas

Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa 1 do Tour de Suisse Women. Vollering está numa grande forma. A neerlandesa venceu as últimas corridas por etapas que participou e de certeza que quer vencer mais uma.

Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) são as maiores adversárias de Vollering. As duas estão a fazer uma bela temporada, mas não estiveram no seu melhor na La Vuelta Femenina. Borghini vem testar a sua forma para o Giro d’Italia e poderá até mexer na corrida. Niewiadoma pretende regressar aos grandes resultados e tem aqui uma excelente etapa para o fazer.

Evita Muzic (FDJ-Suez) já mostrou várias vezes a sua grande evolução este ano. A francesa parece não estar no seu melhor momento, mas não deve ser descartada da luta pelo pódio. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) está a fazer uma grande temporada. A francesa está muito consistente e tem capacidade para estar na luta por um lugar do pódio. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) tem uma excelente etapa para as suas características. A neozelandesa deverá estar ao serviço de Vollering, mas também poderá atacar para obrigar outras equipas a puxar.

Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) surpreendeu ao mostrar uma grande evolução a subir na La Vuelta Femenina. A neerlandesa tem aqui uma boa jornada para si e quem sabe se não consegue mais um grande resultado no World Tour. Kim Cadzow (EF Education – EasyPost) também está a fazer uma grande temporada. A neozelandesa confirmou o seu potencial desde que chegou à equipa americana e pode estar na luta pelo top5 no dia de hoje.

Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) deve ter aqui uma dos seus objetivos da temporada. A suíça está a correr em casa e de certeza que quer estar na luta pelo top5 ou até mesmo pelo pódio. Gaia Realini (Lidl – Trek) não tem estado no seu melhor esta temporada. A italiana também vem testar a sua forma para o Giro d’Italia e, se estiver bem, pode estar na luta pelo pódio.

Nota ainda para Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike), Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) e Ingvild Gaskjenn (Liv AlUla-Jayco) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini e Kasia Niewiadoma
⭐⭐⭐ Evita Muzic, Juliette Labous e Niamh Fisher-Black
⭐⭐ Yara Kastelijn, Kim Cadzow, Elise Chabbey e Gaia Realini
⭐ Fem Van Empel, Kristen Faulkner, Antonia Niedermaier, Marion Bunel e Ingvild Gaskjenn

Presença Portuguesa

Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 9h50.

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock