Poderá alguém bater Demi Vollering na abertura do Tour de Suisse?
O calendário World Tour feminino segue em frente e, para algumas ciclistas, este será o último teste antes da próxima grande volta, o Giro d’Italia. Começa hoje o Tour de Suisse Women que pelo segundo ano consecutivo faz parte do calendário World Tour. A 8ª edição da corrida por etapas suíça conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do ciclismo feminino. Em 2023, a vitória sorriu a Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime). A suíça era para estar presente nesta edição, mas acabou por ficar doente e, por isso, não irá competir.
Perfil
A primeira etapa do Tour de Suisse Women apresenta um percurso de 58km com partida e chegada em Villars-sur-Ollon. O dia contará com um sprint intermédios e duas subidas categorizas, uma de 2ª categoria e uma 1ª categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. O Col de la Croix, com 3.9km a 8.9%, aparece cedo na etapa e de certeza que vai deixar ciclistas em dificuldades.
O momento decisivo da etapa deverá surgir na subida final, a Villars-sur-Ollon, com 8.8km a 8%. A Team SD Worx-Protime, a Lidl – Trek e a Canyon//SRAM Racing são as equipas que têm melhor capacidade para mexer na corrida e para tentar surpreender. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.
Favoritas
Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a etapa 1 do Tour de Suisse Women. Vollering está numa grande forma. A neerlandesa venceu as últimas corridas por etapas que participou e de certeza que quer vencer mais uma.
Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) são as maiores adversárias de Vollering. As duas estão a fazer uma bela temporada, mas não estiveram no seu melhor na La Vuelta Femenina. Borghini vem testar a sua forma para o Giro d’Italia e poderá até mexer na corrida. Niewiadoma pretende regressar aos grandes resultados e tem aqui uma excelente etapa para o fazer.
Evita Muzic (FDJ-Suez) já mostrou várias vezes a sua grande evolução este ano. A francesa parece não estar no seu melhor momento, mas não deve ser descartada da luta pelo pódio. Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) está a fazer uma grande temporada. A francesa está muito consistente e tem capacidade para estar na luta por um lugar do pódio. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) tem uma excelente etapa para as suas características. A neozelandesa deverá estar ao serviço de Vollering, mas também poderá atacar para obrigar outras equipas a puxar.
Yara Kastelijn (Fenix – Deceuninck) surpreendeu ao mostrar uma grande evolução a subir na La Vuelta Femenina. A neerlandesa tem aqui uma boa jornada para si e quem sabe se não consegue mais um grande resultado no World Tour. Kim Cadzow (EF Education – EasyPost) também está a fazer uma grande temporada. A neozelandesa confirmou o seu potencial desde que chegou à equipa americana e pode estar na luta pelo top5 no dia de hoje.
Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) deve ter aqui uma dos seus objetivos da temporada. A suíça está a correr em casa e de certeza que quer estar na luta pelo top5 ou até mesmo pelo pódio. Gaia Realini (Lidl – Trek) não tem estado no seu melhor esta temporada. A italiana também vem testar a sua forma para o Giro d’Italia e, se estiver bem, pode estar na luta pelo pódio.
Nota ainda para Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike), Kristen Faulkner (EF Education – Cannondale), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) e Ingvild Gaskjenn (Liv AlUla-Jayco) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini e Kasia Niewiadoma
⭐⭐⭐ Evita Muzic, Juliette Labous e Niamh Fisher-Black
⭐⭐ Yara Kastelijn, Kim Cadzow, Elise Chabbey e Gaia Realini
⭐ Fem Van Empel, Kristen Faulkner, Antonia Niedermaier, Marion Bunel e Ingvild Gaskjenn
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 9h50.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency