Artem Nych conquista o Caramulo e é o primeiro líder do GP Abimota!
Artem Nych (Sabgal / Anicolor) venceu a primeira etapa do GP Abimota, uma ligação de 163,2km entre Proença-a-Nova e o Caramulo, chegando a solo à meta para se tornar o primeiro líder da corrida! A formação de Águeda fez a dobradinha, cm Maurício Moreira (Sabgal / Anicolor) a ser segundo, a 32s. Os adversários tiveram de lutar pelo terceiro posto, com Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) a ser terceiro, a 1:28.
A etapa inaugural do GP Abimota foi animada por uma fuga de seis elementos. César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense), Cristobal Vera (Technosylva Maglia Bembibre) e Miquel Valls (CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes Lda.) eram quatro dos seis elementos escapados.
O pelotão, com a Sabgal / Anicolor ao comando, foi controlando as distâncias para a fuga. O grupo chegou a ter 2:00 de vantagem, mas foi alcançado após as primeiras subidas. Foi no Caramulo que tudo se decidiu, uma subida com 10,3km a 7% de pendente média. A dureza estava nos primeiros 6km, com metade deles acima dos 10%. Após ter passado o dia na frente, a Sabgal / Anicolor capitalizou a vitória. Artem Nych chegou a solo para vencer, enquanto Maurício Moreira foi segundo, a 32s. Keegan Swirbul (Efapel Cycling) e Afonso Silva sprintaram pelo pódio, com o português a levar a melhor, a 1:28.
Com o triunfo, Nych é o primeiro líder da geral, com 36s sobre Maurício. Viacheslav Ivanov (Efapel Cycling) é o melhor jovem, após ter sido sétimo a 1:44. Nych comanda por pontos, César Fonte lidera a montanha e Valls os sprints intermédios. A Rádio Popular – Paredes – Boavista lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca Photographer