Alexander Kristoff triunfa em Stavanger! Axel Laurance conquista Tour of Norway!
O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) venceu a última etapa do Tour of Norway, uma ligação de 125km com partida e chegada em Stavanger, batendo ao sprint os belgas Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe) e Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike).
Aventura da fuga do dia
A etapa final do Tour of Norway começou com um ritmo alto. A 94km do fim, Hannes Wilksch (Tudor Pro Cycling Team), Natnael Tesfazion (Lidl – Trek), Kim Heiduk (Ineos Grenadiers), Marcel Camprubi (Q36.5 Pro Cycling Team), Jakub Otruba (ATT Investments) e Laurent Gervais (Project Echelon Racing) atacaram e formaram a fuga do dia. 3km depois, na primeira contagem do dia, Wilksch foi o primeiro a passar no topo.
A 70km do fim, na segunda contagem do dia, Wilksch foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, Jelle Johannink (TDT-Unibet) saltou do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente. A 57km do fim, o neerlandês fez a ponte para a frente da corrida. 7km depois, na terceira contagem do dia, Wilksch foi o primeiro a passar no alto. A 40km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. 10km depois, a fuga do dia foi alcançada.
Ataques começam a acontecer com os favoritos envolvidos
A 29km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão e Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Huub Artz e Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty), Mathias Vacek (Lidl – Trek), Sean Flynn (Team DSM-Firmenich PostNL), Per Strand Hagenes e Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Marco Tizza e Floris De Tier (Bingoal WB), Carl Frederik Hagen (Q36.5 Pro Cycling Team), Adam Toupalik (TDT-Unibet), Marco Brenner e Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) e Magnus Cort e Adne Holter (Uno-X Mobility) ficaram isolados. Na última contagem do dia, Artz foi o primeiro a passar no topo.
A 21km da meta, os quinze da frente foram alcançados. Logo a seguir, Hagenes atacou e isolou-se na frente da corrida. A 8km da meta, o norueguês acabou por ser alcançado. A Lidl – Trek aumentou o ritmo do pelotão e preparava-se para mexer na corrida. Poucos metros depois, Vacek atacou e só Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) e Laurance conseguiram agarrar a sua roda. Hagen, Holter, Cort, Van Aert, Eriksson, Tizza, Rota, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Adrien Maire (TDT-Unibet) e Lars Craps (Team Flanders – Baloise) perseguiam o trio da frente.
Ataques não têm sucesso e etapa é decidida ao sprint
A 4km da meta, os três da frente tinham uma vantagem de 10s sobre os perseguidores e 20s sobre o pelotão. 2km depois, o grupo perseguidor foi alcançado. A 1km da meta, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Uno-X Mobility. Kristoff lançou o sprint final com Meeus na sua roda. O belga não teve capacidade para passar o norueguês que venceu assim a etapa final do Tour of Norway. Van Aert conseguiu ser mais forte que Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) para ser 3º.
Axel Laurance é o grande vencedor do Tour of Norway, batendo Bart Lemmen por 12s e Adne Holter por 13s. Mathias Vacek venceu a juventude e Eirik Vang Aas (Seleção Norueguesa) conquistou a classificação da montanha. A Uno-X Mobility foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Szymon Gruchalski