Yurani Blanco vence GP Ciudad de Eibar e conquista primeira vitória profissional!

A espanhola Yurani Blanco (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) estreou-se a vencer como profissional no GP Ciudad de Eibar, clássica com 116,4km entre Eibar e o Alto de Arrate! A espanhola entrou na subida final num grupo adiantado e bateu a concorrência ao saber colocar o seu ritmo e gerir as suas forças até à meta! Saída do pelotão, a sua compatriota Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) foi segunda, a 2s, e deu a dobradinha à equipa, enquanto a neozelandesa Henrietta Christie (Human Powered Health), também ela parte do grupo escapado, foi terceira, a 6s.

Início rápido e fuga a solo que marcou a jornada

O GP Ciudad de Eibar fez a sua estreia no calendário Pro Series na sexta edição da corrida. O início deu-se a um ritmo elevado, com várias equipas a procurarem a fuga do dia. Após inúmeros ataques, Yuliia Biriukova (Human Powered Health) conseguiu escapar ao km 22 e fazer assim a fuga. O pelotão ia perdendo progressivamente unidades. A vantagem de Biriukova ainda chegou aos 2min, mas a Movistar jogou ao ataque, colocando Olivia Baril e Floortje Mackaij em posição intermédia.

O pelotão acelerou e acabou por partir a corrida numa subida não categorizada. Todas as ciclistas escapadas foram assim alcançadas. Biriukova havia resistido por 51km, mas a iniciativa teve o seu esperado fim. Num grupo de 25 ciclistas, com todas as favoritas integradas, os ataques voltaram a acontecer. O grupo partiu-se e 11 ciclistas ganharam cerca de 30s de vantagem.

Nova fuga discutiu a vitória perante a apatia do grupo que perseguia

A 19km do fim, os dois grupos voltaram a juntar-se, mas os ataques voltaram rapidamente a suceder. Cinco ciclistas conseguiram de novo um espaço, numa movimentação que viria a revelar-se decisiva. Na frente rodavam Floortje Mackaij, Yurani Blanco, Henrietta Christie, Awen Roberts (Canyon//SRAM Generation) e Giorgia Vettorello (Roland). O pelotão deixou o grupo ganhar cerca de 40s de vantagem, tempo com que chegaram à subida a Arrate.

A corrida teve na subida final o seu momento de todas as decisões. Christie aumentou o ritmo, o que fez Blanco e Vettorello descolarem. A espanhola não foi ao choque e acabaria por reentrar pouco depois. Um novo ataque de Mackaij voltou a partir o grupo, e deixou Roberts para trás. Enquanto isso, Blanco voltava a abrir espaço para manter o ritmo que mais lhe convinha. A espanhola aproximou-se uma vez mais a 1,8km do fim, mas voltava a descair, já com a frente reduzida a Mackaij e Christie.

A 1,2km da meta, Christie acelerou, e Mackaij pagou a fatura dos vários ataques. A neerlandesa da Movistar ficou “a pé”, e viu Blanco passar por si em busca de Christie. A 300m do fim, as duas voltaram a juntar-se, e Blanco acelerou para a vitória. Algumas das favoritas viam-se já no retrovisor das duas escapadas, mas Blanco resistiu para se estrear a vencer. Usoa Ostolaza foi a única que ainda se conseguiu intrometer entre as duas, chegando na segunda posição para dar a dobradinha à Laboral Kutxa – Fundación Euskadi. Henrietta Christie acabaria por ser terceira, a 6s da vitória.

O pódio do GP Ciudad de Eibar com Usoa Ostolaza, Yurani Blanco e Henrietta Christie
O pódio do GP Ciudad de Eibar com Usoa Ostolaza, Yurani Blanco e Henrietta Christie

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Laboral Kutxa – Fundación Euskadi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock