Jordi Meeus volta às vitórias na etapa 3 do Tour of Norway!
O belga Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe) venceu a terceira etapa do Tour of Norway, uma ligação de 173km entre Sola e Egersund, batendo ao sprint o checo Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) e o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility).
Fuga rapidamente formada
A terceira etapa do Tour of Norway começou com um ritmo alto. A cerca de 148km do fim, Eirik Vang Aas (Seleção Norueguesa), Brendan Rhim (Project Echelon Racing), Matus Stocek (ATT Investments) e Johan Ravnoy (Team Coop – Repsol) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão
A 64km do fim, na única contagem do dia, o líder da montanha, Vang Aas foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o norueguês tirou pé para se poupar a última etapa e foi alcançado pelo pelotão. A 50km do fim, o trio da frente tinha apenas 1:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers, a Bora – Hansgrohe e a Uno-X Mobility.
Calzoni faz a ponte para o grupo da frente, mas etapa é decidida ao sprint
A 10km da meta, Stocek deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 1km depois, Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team) saltou do pelotão e fez a ponte para a frente da corrida. A 5km da meta, o trio da frente tinha uma vantagem de cerca de 10s, mas o pelotão estava a aumentar o ritmo. 2km depois, o italiano atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Calzoni acabou por ser alcançado pelo pelotão.
No km final, a Uno-X Mobility assumiu o comando do grupo e Kristoff tinha Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) na sua roda. Kristoff começou o sprint, mas o lançamento da equipa norueguesa não o deixou sair com muita velocidade. Bittner vinha de trás embalado com Meeus na sua roda e rapidamente passou o norueguês. Nos últimos metros, o belga saiu da roda e passou o checo para se estrear assim a vencer este ano na etapa 3 do Tour of Norway. Kristoff foi mais forte que Van Aert para ser 3º.
Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) manteve a liderança da classificação geral. Mathias Vacek (Lidl – Trek) segue o melhor jovem e Eirik Vang Aas manteve a liderança da classificação da montanha. A Uno-X Mobility é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Szymon Gruchalski