Alberto Bettiol conquista etapa 2 e sobe à liderança da Boucles de la Mayenne!

O italiano Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) venceu a segunda etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 209km entre Le Ham e Villaines-la-Juhel, após isolar-se na frente da corrida a 9km da meta. O campeão suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) foi segundo e o francês Alexandre Delettre (St Michel-Mavic-Auber93) terceiro, ambos a 17s.

Formação da fuga do dia

A segunda etapa do Boucles de la Mayenne começou com diversas tentativas de ataque com Jan Maas (Team Jayco-AlUla), Alex Martin (Team Polti Kometa), Emmanuel Morin (Van Rysel – Roubaix), Artus Jaladeau (CIC U Nantes Atlantique), Lukasz Owsian (Arkea-B&B Hotels) e Jonathan Couanon (Nice Métropole Côte d’Azur) a formarem a fuga do dia. A 181km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Morin foi buscar a pontuação máxima. 7km depois, na primeira contagem do dia, Couanon foi o primeiro a passar no topo.

A 148km do fim, na segunda contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha uma vantagem de 3:50 sobre o pelotão. 28km depois, na terceira contagem do dia, Martin foi novamente o primeiro a passar no alto. A 90km do fim, na quarta contagem do dia, o espanhol somou novamente a pontuação máxima. 19km depois, na quinta contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo.

Três ciclistas juntam-se aos fugitivos do dia

A 55km do fim, um grupo de doze ciclistas saiu do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente. 4km depois, o grupo perseguidor acabou por ser alcançado. Logo a seguir, na sexta contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no alto. Morin deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A 48km do fim, Ivan Romeo (Movistar Team), Valentin Ferron (TotalEnergies) e Anders Foldager (Team Jayco-AlUla) atacaram e fizeram a ponte para o quinteto da frente.

A 30km da meta, Martin foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia, Maas, Owsian e Couanon acabou por quebrar e foram alcançados. 9km depois, Ferron e Foldager tentaram isolar-se na frente da corrida, mas não tiveram sucesso. A vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de cerca de 40s.

Grande solo de Alberto Bettiol

A 10.8km para a meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Côte des Egoulettes, com 2.3km a 5.%. 1km depois, a fuga foi alcançada. Logo a seguir, Romeo atacou novamente e conseguiu uma ligeira vantagem. A 9km da meta, Bettiol atacou e passou direto por Romeo para se isolar na frente da corrida. Poucos metros depois, Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e tentava fazer a ponte para o italiano. Marc Hirschi e Alexandre Delettre também saltaram do pelotão e tentavam chegar a Cosnefroy.

A 4km da meta, Hirschi e Delelttre fizeram a ponte para Cosnefroy. 1km depois, Bettiol tinha 22s de vantagem sobre os perseguidores e 35s sobre o pelotão. O italiano manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 2 da Boucles de la Mayenne. Hirschi foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo a 17s. Delettre foi mais forte que Cosnefroy para ser 3º. Paul Penhoet (Groupama – FDJ) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 5º a 19s.

O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 42º a 1:31.

Alberto Bettiol é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos da Boucles de la Mayenne. Alex Martin é o novo líder da classificação da montanha e Sam Watson (Groupama – FDJ) segue o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.

Alberto Bettiol é o novo camisola amarela da Boucles de la Mayenne
Alberto Bettiol é o novo camisola amarela da Boucles de la Mayenne

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock