Axel Laurence vence etapa rainha e é o novo líder do Tour of Norway!
O francês Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) venceu a segunda etapa do Tour of Norway, uma ligação de 205km entre Odda e Gullingen, batendo ao sprint o britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) e o neerlandês Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike).
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour of Norway comelou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 167km do fim, Sean Flynn (Team DSM-Firmenich PostNL), Filip Reha (ATT Investments), Hugo Scala Jr (Project Echelon Racing) e Anton Stensby (Team Coop – Repsol) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem superior a 3:00 sobre o pelotão. A 101km do fim, na primeira contagem do dia, Reha foi o primeiro a passar no topo.
A 45km do fim, Wout Van Aert e Menno Huising (Team Visma | Lease a Bike) ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram voltar à bicicleta. 4km depois, Scala Jr perdeu o contacto com o grupo da frente que ainda tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. A 15km do fim, Van Aert aumentou o ritmo do pelotão. 8km depois, o belga acabou por abrir para o lado. A 6km da meta, já na última subida do dia, em Gullingen, com 5.5km a 8.8%, a fuga do dia foi alcançada.
Axel Laurance volta a mostrar o seu talento
A Tudor Pro Cycling Team impunha um ritmo elevado na última subida do dia para Marco Brenner e o pelotão começava a perder bastantes elementos. A 3.5km da meta, o alemão atacou e foi seguido por Axel Laurance, Mathias Vacek (Lidl – Trek), Adne Holter (Uno-X Mobility) e Bart Lemmen. Thibau Nys (Lidl – Trek) acabou por quebrar. Poucos metros depois, Kamiel Bonneu (Team Flanders – Baloise), Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck) e Carl Fredrik Hagen (Q36.5 Pro Cycling Team) reentraram na frente da corrida. Vergallito assumiu o comando do grupo em prol de Laurance.
A 2.4km da meta, quando Oscar Rodriguez e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) estavam a reentrar no grupo da frente, Brenner começou aos ataques, mas foi sempre seguido Lemmen, Laurance, Vacek e Holter. 1.4km depois, Rodriguez, Hayter, Bonneu e Hagen chegaram ao grupo da frente. Rodriguez assumiu o comando para lançar o sprint de Hayter. Nos metros finais, Laurance lançou o sprint final e não deu hipótese e conquistou assim a etapa 2 do Tour of Norway. Thibau Nys foi apenas 16º a 25s.
Axel Laurance é o novo líder da classificação geral. Mathias Vacek é o melhor jovem e a Uno-X Mobility é a melhor equipa. Eirik Vang Aas (Seleção Norueguesa) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Szymon Gruchalski