Emilien Jeannière vence etapa 1 da Boucles de la Mayenne, marcada por queda no final!
O francês Emilien Jeannière (TotalEnergies) venceu a primeira etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 167.5km entre Renault Saint-Berthevin e Ernée, batendo ao sprint os seus compatriotas Paul Penhoet (Groupama – FDJ) e Axel Zingle (Cofidis).
Formação da fuga do dia
A primeira etapa da Boucles de la Mayenne começou com diversas tentativas de Petr Kelemen (Tudor Pro Cycling Team), David Martin (Team Polti Kometa), Antoine Hue (CIC U Nantes Atlantique) e Jérémy Leveau (Van Rysel – Roubaix) a formarem a fuga do dia. A 147km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Martin foi buscar a pontuação máxima. O quarteto da frente tinha uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. 26km depois, na primeira contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no alto.
A 114km do fim, na segunda contagem, Martin foi novamente o mais forte. O pelotão acabou por baixar o ritmo e a vantagem do quarteto da frente aumentou para 3:40. 60km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Martin foi buscar a pontuação máxima. A 51km do fim, na terceira contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas não estava fácil diminuir a vantagem da fuga.
Fuga alcançada nos metros finais e caótica chegada ao sprint
A 20km da meta, os ciclistas entraram no circuito final ao qual deram duas voltas. No último sprint intermédio do dia, Keleman foi buscar a pontuação máxima. 3km depois, o checo atacou e Martin acabou por perder o contacto com o grupo da frente. A 5km da meta, a vantagem do trio da frente era de apenas 30s sobre o pelotão.
A 300 metros da meta, quando os fugitivos do dia estavam a ser alcançados, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir o grupo. Logo a seguir, Alexander Salby (Bingoal WB) lançou o sprint final com Penhoet e Jeannière na sua roda. Penhoet rapidamente passou o dinamarquês e Jeannière passou a sua roda. Nos últimos metros, o francês da Groupama-FDJ quebrou e acabou por ser ultrapassado pelo francês da TotalEnergies que se estreou assim a vencer como profissional. Zingle conseguiu passar Salby para ainda ser terceiro.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) também esteve no sprint final e a acabou por ser 10º.
Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale) segue líder da classifiacação geral da Boucles de la Mayenne. Axel Zingle é o novo líder da classificação por pontos e David Martin é o primeiro líder da classificação da montanha. Sam Watson (Groupama – FDJ) é o melhor jovem e a Decathlon AG2R La Mondiale.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images