Andrea Vendrame regressa às vitórias na etapa 19 do Giro d’Italia!

O italiano Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a décima nona etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 157km entre Mortegliano e Sappada, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 28km para a meta. O espanhol Pelayo Sanchez (Movistar Team) foi 2º a 54s e o alemão Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) terceiro a 1:07.

Início ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A décima nona etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque com Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), Ryan Mullen (Bora – Hansgrohe), Andrea Vendrame. Andrea Piccolo (EF Education – EasyPost), Daan Hoole (Lidl – Trek), Lorenzo Milesi (Movistar Team), Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) e Attila Valter e Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) a ficarem isolados na frente da corrida.

Os ataques continuaram no pelotão e fizeram com que o grupo da frente fosse alcançado a 125km do fim. Logo a seguir, novos ataques aconteceram e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Andrea Vendrame, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) e Pelayo Sanchez conseguiram formar a fuga do dia. A 103km do fim, Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Mattia Bais (Team Polti Kometa) e Edward Theuns e Jasper Stuyven (Lidl – Trek) saíram do pelotão e conseguiram juntar-se ao grupo da frente.

Novos ataques e alguns ciclistas juntam-se à fuga

A 101km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Alaphilippe foi buscar a pontuação máxima. Cerca de 4km depois, Tim Van Dijke e Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), Velasco, Dries De Pooter (Intermarché – Wanty), Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Mikkel Honore, Michael Valgren e Steinhauser (EF Education – EasyPost) e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) saltaram do pelotão. A 81km do fim, o grupo perseguidor conseguiu juntar-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, a fuga do dia tinha uma vantagem superior a 6:00 sobre o pelotão.

Fuga da etapa 19 do Giro d'Italia (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)
Fuga da etapa 19 do Giro d’Italia (Foto: Dario Belingheri/Getty Images)

Ataques começam a partir a corrida e Vendrame isola-se

A 57km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Tarozzi foi buscar a pontuação máxima. 3km depois, ataques começaram a acontecer e Steinhauser, Sanchez, Alaphilippe e Narvaez ficaram isolados. A 52km do fim, na primeira contagem do dia, Alaphilippe foi o primeiro a passar no topo. Hermans e Vendrame conseguiram reentrar na frente da corrida. 9km depois, no último sprint intermédio do dia, Alaphilippe foi buscar a pontuação máxima.

A 38km do fim, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas acabaram por todos por se juntar novamente. Plapp acabou por conseguiu reentrar na frente da corrida. 3km depois, na segunda contagem do dia, Steinhauser foi o primeiro a passar no topo. A 30km do fim, ataques começaram a acontecer, mas nenhum deles teve sucesso. Cerca de 2km depois, Vendrame atacou e isolou-se na frente da corrida.

Andrea Vendrame aproveitou a marcação dos seus adversários para se isolar (Foto: Giro d'Italia)
Andrea Vendrame aproveitou a marcação dos seus adversários para se isolar (Foto: Giro d’Italia)

Grande solo de Andrea Vendrame e queda de Geraint Thomas

A 14km da meta, Steinhauser atacou, mas não conseguiu sair do grupo perseguidor. 2km depois, o alemão voltou a mexer e tentava a solo chegar a Vendrame que tinha uma vantagem de 1:00. Poucos kms depois, Sanchez conseguiu juntar-se a Steinhauser. A 7km da meta, na última contagem do dia, Vendrame foi o primeiro a passar no topo. Sanchez acelerou e conseguiu largar Steinhauser.

Vendrame manteve o seu ritmo e, quase 3 anos depois, conseguiu regressar aos triunfos na etapa 19 do Giro d’Italia. Sanchez acabou por ser segundo a 54s e Steinhauser terceiro a 1:07. No grupo dos favoritos, Einer Rubio (Movistar Team) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) mexeram na corrida, mas não ganharam um espaço importante. Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) sofreu uma queda e teve de trocar de bicicleta, mas os favoritos acabaram por esperar pelo britânico.

O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 103º a 25:48.

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. Jonathan Milan (Lidl – Trek) manteve a liderança por pontos e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) segue o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia (Foto: Giro d'Italia)
Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock