Thibau Nys soma 5ª vitória do ano e é o primeiro líder do Tour of Norway!
O belga Thibau Nys (Lidl – Trek) venceu a primeira etapa do Tour of Norway, uma ligação de 142km com partida e chegada em Voss, após se isolar na frente da corrida a 200 metros para a meta. O norueguês Adne Holter (Uno-X Mobility) foi segundo e o francês Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) terceiro, ambos a 4s.
Formação da fuga do dia
A primeira etapa do Tour of Norway começou com diversas tentativas de ataque com Timo Roosen (Team DSM-Firmenich PostNL), Lennert Teugels (Bingoal WB), Abram Stockman (Tdt-Unibet), Filip Reha (ATT Investments), Samuel Boardman (Project Echelon Racing), Halvor Sandstad (Team Coop-Repsol) e Eirik Vang Aas (Seleção Norueguesa) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela Lidl – Trek.
A 61km do fim, na primeira contagem do dia, Vang Aas foi o primeiro a passar no topo. Roosen perdeu o contacto com o grupo da frente. Poucos kms depois, o neerlandês acabou por abandonar a corrida. A 43km do fim, na segunda contagem do dia, Vang Aas foi o primeiro a passar no alto. O pelotão baixou um pouco o ritmo e a vantagem do grupo da frente aumentou para 2:00.
Fuga alcançada e dois ciclistas da Lidl – Trek isolam-se
A fuga do dia ainda conseguiu resistir ao forte ritmo do pelotão durante vários kms, mas foram alcançados a 3.8km da meta, na entrada da subida final, o Voss Resort que tinha uma pendente média de 5.8%. A Tudor Pro Cycling Team impunha um ritmo elevado e o pelotão começava a perder unidades. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) regressou hoje à competição. O belga abriu para o lado a 2km da meta, depois de deixar Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) bem posicionado.
A 1km da meta, Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) aumentou o ritmo do grupo e Mathias Vacek e Thibau Nys (Lidl – Trek) seguiram a sua roda. 200 metros depois, um ciclista da Tudor Pro Cycling Team, que estava na roda de Nys, ficou a pé e isso fez com que um espaço se abrisse. Logo a seguir, Vacek acelerou com Nys na roda e os dois homens da Lidl – Trek ficaram isolados. Lemmen assumiu a perseguição e foi seguido por Idar Andersen, Holter e Magnus Cort (Uno-X Mobility), Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) e Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck).
Thibau Nys segue em modo monstro
Os dois homens da Lidl – Trek tentaram ir juntos até à linha de meta, mas com a aproximação dos seus rivais, Nys teve de largar Vacek a 200 metros da meta. O belga manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quinta vitória da temporada na etapa 1 do Tour of Norway. Holter e Laurance passaram por Vacek. O norueguês foi mais forte que o francês, nos últimos metros, para ser 2º a 4s. Lemmen foi 4º a 6s.
Vacek fez um grande trabalho em prol de Nys e ainda foi 5º a 8s. Andersen surpreendeu ao ser 6º a 8s. Destaca-se a excelente subida do francês Adrien Maire (Tdt-Unibet) que ainda chegou com Brenner a 18s.
Thibau Nys é o primeiro líder da classificação geral e da juventude do Tour of Norway. Eirik Vang Aas é o primeiro líder da classificação da montanha e a Uno-X Mobility é a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Szymon Gruchalski