Georg Steinhauser estreia-se a vencer como profissional na etapa 17 do Giro d’Italia!

O alemão Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) venceu a décima sétima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 159km entre Selva di Valgardena e Passo Brocon, após se isolar na frente da corrida a 34km do fim. O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi segundo a 1:24 e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) terceiro a 1:42.

Início bastante ofensivo, mas fuga começa a formar-se

A décima sétima etapa começou com Martin Marcellusi e Filippo Fiorelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 156km do fim, os dois foram alcançados por causa de vários ataques que aconteceram no pelotão. Logo a seguir, mais ataques aconteceram, mas nenhum deles teve sucesso.

A 151km do fim, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacou e isolou-se na frente da corrida. 1km depois, Nairo Quintana (Movistar Team) acelerou e rapidamente chegou ao italiano. Os dois acabaram por lutar ao sprint pela primeira contagem do dia, e Pellizzari acabou por levar a melhor. Logo a seguir, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek) também se juntaram ao grupo da frente. Poucos kms depois, na descida, Quintana e Pellizzari perderam o contacto com o grupo da frente.

Novos ataques e alguns ciclistas juntam-se à fuga

A cerca de 141km do fim, Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) atacou e a descer e foi seguido por Georg Steinhauser, Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Damiano Caruso (Bahrain Victorious). Poucos kms depois, Bardet, Storer e Caruso ficaram a marcar-se e foram alcançados. Quintana e Pellizzari juntaram-se aos dois da frente. A 129km do fim, Steinhauser e Frigo também fizeram a ponte para a frente da corrida.

A fuga do dia (Foto: Sprint Cycling Agency)
A fuga do dia (Foto: Sprint Cycling Agency)

Logo a seguir, Davide Ballerini (Astana Qazaqstan Team), Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck) e Caruso saíram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente. A 126km do fim, Ballerini e Caruso largaram Conci e conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida. 14km depois, Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) saltou do pelotão e juntou-se a Conci. No primeiro sprint intermédio do dia, Ballerini foi buscar a pontuação máxima. A 108km do fim, Conci e Valter juntaram-se à fuga do dia.

Fuga alcançada, mas novo grupo se forma na frente da corrida

13km depois, a Team DSM-Firmenich PostNL aumentou o ritmo do pelotão e a vantagem da fuga do dia começou a diminuir. A 91km do fim, na segunda contagem do dia, Pellizzari foi o primeiro a passar no topo. Os fugitivos do dia tinham apenas 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 30km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. O ritmo da Team DSM-Firmenich PostNL era muito alto. Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) e Einer Rubio (Movistar Team) chegaram a ceder, mas conseguiram reentrar no pelotão.

A 59km do fim, Ghebreigzabhier atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O eritreu foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. 3km depois, Steinhauser juntou-se a Ghebreigzabhier na frente da corrida. A 47km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Steinhauser foi buscar a pontuação máxima. Alguns ciclistas tentaram sair do pelotão, mas foram rapidamente alcançados.

Amanuel Ghebreigzabhier e Georg Steinhauser atacaram na altura certa na etapa 17 do Giro d'Italia (Foto: Giro d'Italia)
Amanuel Ghebreigzabhier e Georg Steinhauser atacaram na altura certa na etapa 17 do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Steinhauser isola-se

13km depois, Steinhauser acelerou e Ghebreigzabhier deixou de ter capacidade para o seguir. A 32km do fim, Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Frigo atacaram e tentavam chegar ao duo da frente. Steinhauser foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. 11km depois, Scaroni foi alcançado pelo pelotão. Frigo ainda tentava a solo chegar à frente da corrida.

A 14km da meta, Steinhauser tinha 26s de vantagem sobre Ghebreigzabhier, 1:55 sobre Frigo e 2:20 sobre o pelotão. 2km depois, o alemão foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Logo a seguir, os ciclistas entravam na subida final, o Passo Brocon, com 11.8km a 6.6%. A Ineos Grenadiers aumentava o ritmo do pelotão para tentar depois fazer diferenças com os seus líderes.

Ineos Grenadiers aumenta o ritmo, mas Pogacar volta a fazer das suas

A 5km da meta, Frigo foi alcançado. 1km depois, Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) aumentou o ritmo do pelotão que começou a perder elementos. A 3.5km da meta, Ghebreigzabhier foi alcançado. 500 metros depois, Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.

A 2.6km da meta, Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) atacou e foi seguido por Pogacar, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Tiberi, Rubio, Rafal Majka (UAE Team Emirates) e Bardet. 400 metros depois, Pogacar acelerou e ninguém teve capacidade para o seguir. Poucos kms depois, Jan Hirt (Soudal Quick-Step) e Arensman reentraram no grupo de Martinez e Thomas.

Ataque de Tadej Pogacar na etapa 17 do Giro d'Italia (Foto: AFP)
Ataque de Tadej Pogacar na etapa 17 do Giro d’Italia (Foto: AFP)

Steinhauser estreia-se a vencer como profissional e Pogacar ganha mais segundos

Steinhauser manteve o seu ritmo e estreou-se assim a vencer como profissional na etapa 17 do Giro d’Italia! Pogacar manteve um ritmo tranquilo, nos metros finais, para ser assim 2º a 1:24. Tiberi acelerou, no km final, e foi seguido por Thomas, Martinez, Rubio e Bardet. O italiano acabou por ser o mais forte ao sprint para ser 3º a 1:42 e ainda conseguiu ganhar 13s a Arensman. O’Connor foi 12º a 2:23 e Zana 15º a 2:27.

O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 105º a 41:36.

Tadej Pogacar manteve a liderança da classificação gera e da classificação da montanha do Giro d’Italia. Antonio Tiberi reforçou a liderança da juventude e Jonathan Milan (Lidl – Trek) segue líder da classificação por pontos. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia (Foto: Giro d'Italia)
Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock