Poderá Nairoman voltar aos triunfos na etapa 17 do Giro d’Italia?
Disputa-se hoje a décima sétima etapa do Giro d’Italia que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela vitória. A fuga tem mais uma grande chance para poder vingar neste Giro e ciclistas que estão a lutar pela montanha também vão querer estar na frente da corrida. A UAE Team Emirates é bem capaz de poder querer dar a etapa à fuga, mas a Ineos Grenadiers ou a Decathlon AG2R La Mondiale poderão querer partir a corrida.
Perfil
A décima sétima etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 159km entre Selva di Valgardena e Passo Brocon. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria, duas contagens de segunda categoria e duas contagens de primeira categoria. Os ciclistas começam a etapa na primeira contagem do dia, o Passo Sella, com 8.9km a 7.4%. A corrida promete ser bastante ofensiva com vários ciclistas a quererem entrar na fuga do dia.
O Passo Rolle, com 19.8km a 4.8%, promete um ritmo e se a fuga ainda não se tivesse formado, mais ataques poderão acontecer. Os ciclistas vão passar por dois lados diferentes no Passo Brocon. A primeira tem uma extensão 13.3km a 6.5%, e promete começar a partir a fuga e o pelotão. A subida final Passo Brocon tem uma extensão de 11.8km a 6.6%. Se a etapa for disputada pela fuga ou o pelotão, deverá ser decidida aqui com vários ataques a poderem acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Nairo Quintana (Movistar Team) parte como principal favorito para a etapa 17 do Giro d’Italia. O colombiano fechou em grande a segunda semana do Giro com uma fantástica etapa em fuga. Quintana tem aqui um excelente dia para as suas características e pode bem ter liberdade para entrar na fuga para tentar vencer a etapa.
Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Nairo Quintana. Pellizzari parece ter estado doente no final da 1ª semana, mas já está no seu melhor nível. O jovem italiano mostrou-se num grande nível na etapa 16 e pode bem ir para a fuga para tentar estrear-se a vencer no World Tour. Storer também esteve muito bem na última etapa. O australiano pretende regressar às vitórias no World Tour e tem aqui uma grande chance para o fazer.
Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) mostraram-se bem na segunda semana do Giro. Ambos estão em equipas que querem vitórias de etapas e são bem capazes de entrar na fuga para o tentarem fazer. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) não tem dado hipótese à concorrência. Se os favoritos disputarem a etapa, o esloveno passa a ser o principal favorito a vencer.
Nicola Conci (Alpecin – Deceuninck) tem surpreendido na alta montanha neste Giro e é bem capaz de ir para a fuga para tentar vencer a etapa. Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) de certeza que vai tentar entrar na fuga para tentar dar uma vitória de etapa à equipa da casa.
Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) está em grande forma. Quem sabe se o colombiano não tenta algo para tentar vencer uma etapa, mas o seu principal objetivo deve ser manter o segundo posto na geral. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) parece estar no seu melhor nível para esta última semana. O neerlandês poderá mexer na corrida para tentar ganhar segundos a Antonio Tiberi na luta pela juventude.
Nota ainda para Simon Geschke (Cofidis) e Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) que podem ir para a fuga para tentar vencer a etapa e lutar pela classificação da montanha e para Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Einer Rubio (Movistar Team) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Nairo Quintana
⭐⭐⭐⭐ Giulio Pellizzari e Michael Storer
⭐⭐⭐ Attila Valter, Georg Steinhauser e Tadej Pogacar
⭐⭐ Nicola Conci, Davide Piganzoli, Daniel Martinez e Thymen Arensman
⭐ Simon Geschke, Cristian Scaroni, Ben O’Connor, Geraint Thomas, Einer Rubio e Antonio Tiberi
Portugueses em prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #192.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 11h15.
Foto de Capa: Giro d’Italia