Tadej Pogacar faz o hat-trick na etapa 8 do Giro d’Italia!

O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a oitava etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 152km entre Spoleto e Prati Di Tivo, batendo ao sprint o colombiano Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) e o australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).

Início bastante ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A oitava etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 145km do fim, Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) e Alessandro Verre (Arkea-B&B Hotels) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. 10km depois, Martin Marcellusi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) fez a ponte para os dois da frente. A cerca de 130km do fim, ataques aconteceram no pelotão e cerca de 30 ciclistas juntaram-se à frente da corrida.

A 124km do fim, Nairo Quintana (Movistar Team), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Steinhauser atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Alessandro De Marchi (Team Jayco – AlUla), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team), Magnus Sheffield e Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Pelayo Sanchez (Movistar Team), Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Simon Geschke (Cofidis), Henok Mulubrhan (Astana Qazaqstan Team), Verre e Marcellusi juntaram-se aos três da frente.

Ataques na dianteira, mas grupo volta a juntar-se

A 120km do fim, Bardet, Geschke e Steinhauser aceleraram e isolaram-se na frente da corrida. 2km depois, Valentin Paret-Peintre fez a ponte para o trio da frente. A 115km do fim, Geschke foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. 7km depois, Sheffield, Narvaez, Alaphilippe e Verre reentraram na frente da corrida.

A 99km depois, Storer, Sanchez, De Marchi, Marcellusi, Quintana e Mulubrhan reentraram na frente da corrida. 5km depois, Marcellusi foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A 78km do fim, Geschke sofreu um furo, mas rapidamente reentrou no grupo da frente. A diferença entre os fugitivos do dia e o pelotão era de cerca de 2:00. 30km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Bardet foi buscar 3s de bonificação.

Fuga da etapa 8 do Giro d'Italia (Foto: Getty Images)
Fuga da etapa 8 do Giro d’Italia (Foto: Getty Images)

Cooperação não era ideal na frente da corrida e o pelotão aproximava-se

A 45km do fim, Steinhauser atacou e Alaphilippe e Marcellusi acabaram por ceder. Poucos metros depois, o grupo da frente acabou por parar e o francês e o italiano conseguiram reentrar. A 40km do fim, na segunda contagem do dia, Geschke foi o primeiro a passar no alto. A vantagem dos fugitivos do dia era de cerca de 1:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.

A 14.6km da meta, os ciclistas entraram na subida final, a Prati di Tivo, com uma pendente média de 7.0%. Sheffield aumentou o ritmo e o grupo da frente começou a perder unidades. No pelotão, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) acabou por ceder. 1.6km depois, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek) e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) perdiam o contacto com o pelotão. Na frente da corrida, Verre atacou e isolou-se na frente da corrida. A 11km da meta, Steinhauser, Valentin Paret-Peintre, Storer, Bardet e Geschle juntaram-se ao italiano.

Valentin Paret-Peintre tenta a sua sorte, mas UAE controla a vantagem

A 10km da meta, Valentin Paret-Peintre atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Os cinco perseguidores foram alcançados pelo pelotão que era composto por Tadej Pogacar, Felix Grosschartner e Rafal Majka (UAE Team Emirates), Daniel Martinez e Giovanni Aleotti (Bora – Hansgrohe), Geraint Thomas e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers), Ben O’Connor e Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale), Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqsran Team), Cian Ujitdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Einer Rubio (Movistar Team), Jan Hirt (Soudal Quick-Step), Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Domenico Pozzovivo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè).

Rafal Majka a comandar o grupo dos favoritos no Prato di Tivo (Foto: Giro d'Italia)
Rafal Majka a comandar o grupo dos favoritos no Prato di Tivo (Foto: Giro d’Italia)

A 7km da meta, Valentin Paret-Peintre tinha cerca de 25s de vantagem sobre o pelotão que era comandado por Grosschartner. 1km depois, Paret-Peintre foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Bardet deixava de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. A 4.7km da meta, Grosschartner abriu e Majka aumentou o ritmo do grupo. 600 metros depois, Paret-Peintre foi alcançado pelo pelotão. Aleotti acabou por ceder.

Alguns ataques, mas etapa é decidida ao sprint

A 1.8km da meta, Tiberi atacou e foi seguido por Pogacar, Uijtdebroeks, Thomas, Martinez, O’Connor e Rubio. Poucos metros depois, Arensman reentrou a ritmo e atacou, mas Pogacar fechou de imediato o espaço. A 1.1km da meta, Tiberi voltou a mexer, mas Pogacar fechou o espaço. Poucos metros depois, Storer reentrou e atacou, mas o esloveno voltou a não deixar os seus adversários ganharem um espaço importante.

Primeiro ataque de Antonio Tiberi no Prato di Tivo (Foto: Sprint Cycling Agency)
Primeiro ataque de Antonio Tiberi no Prato di Tivo (Foto: Sprint Cycling Agency)

Logo a seguir, Majka reentrou na frente da corrida e subiu para o comando do grupo para lançar o sprint de Pogacar. Nos metros finais, o esloveno lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a etapa 8 do Giro d’Italia. Martinez tentou agarrar a roda do esloveno, mas não tinha capacidade para o passar e acabou por ser 2º a 0s. O’Connor quase conseguiu passar o colombiano, mas não conseguiu e foi assim 3º, a 0s. Tiberi, Thomas, Rubio e Uijtdebroeks chegaram a 2s.

O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 126º a 37:12.

Tadej Pogacar segue líder da classificação geral e da classificação por pontos do Giro d’Italia. Jonathan Milan (Lidl – Trek) manteve a liderança da classificação por pontos e Cian Uijtdebroeks é o melhor jovem. A Decathlon AG2R La Mondiale é a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d'Italia (Foto: Giro d'Italia)
Tadej Pogacar segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock