Campeã da Europa Mischa Bredewold volta a brilhar e vence etapa 2 da Itzulia Women!

A neerlandesa Mischa Bredewold (Team SD Worx – Protime) voltou a vencer na segunda etapa da Itzulia Women, uma jornada de 104km com partida e chegada em Basauri, batendo ao sprint a Campeã Espanhola Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) e a francesa Juliette Labous (Team dsm-firmenich PostNL)! Foi a segunda vitória da Campeã da Europa em duas etapas, que aumenta assim a liderança da classificação geral!

Começo tranquilo perante as primeiras duas subidas

A segunda etapa da Itzulia Women começou com um ritmo moderado e alguns ataques que não sucederam. O pelotão manteve-se durante muito tempo compacto, com a austríaca Valentina Cavallar (Arkea – B&B Hotels) a adiantar-se ligeiramente para vencer a primeira contagem de montanha do dia, a terceira categoria de Sarasola, ao km 17,4. O ritmo no pelotão abrandou um pouco após a descida, e assim se manteve algum tempo.

A segunda subida do dia acabou por chegar com 40km percorridos. A terceira categoria de Aretxabalgane viu a líder da montanha, Valentina Cavallar, voltar a distanciar-se. A ciclista da Arkea – B&B Hotels ganhou cerca de 30s de vantagem e assegurou a camisola por mais um dia. Os ataques surgiram após a subida, e o ritmo aumentou naturalmente. A ponte para a ultima e mais difícil subida fez-se a voar, e a corrida tornou-se muito mais dura.

Subida a Urruztigaina selecionou as favoritas

A entrada na segunda categoria de Urruztigaina viu a Team SD – Worx Protime aumentar ainda mais o ritmo. Blanka Vas foi a primeira a trabalhar, seguida de Niamh-Fisher Black. O ritmo das duas desfez por completo o pelotão, com a líder da geral, Mischa Bredewold, a descolar. Ao ritmo da neozelandesa sobraram apenas as suas colegas de equipa, Demi Vollering e Marlen Reusser, mas também Elise Chabbey e Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing), Evita Muzic (FDJ – Suez), Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck), Mavi Garcia e Juliette Labous.

Fisher-Black fez as rampas mais acentuadas na frente, impondo um ritmo avassalador, para Demi Vollering lançar o seu ataque a 500m do topo. A campeã dos Países Baixos ganhou alguma vantagem, com Chabbey e Reusser a ficar em posição intermédia. Vollering passou em primeira no alto, mas Chabbey fez uma brutal descida e encostou na dianteira. Reusser, um pouco mais controlada, acabou também por fazer a ponte.

Pelotão alcança favoritas e corrida parte-se com ataques

A 30km do fim, as três ciclistas tinham cerca de 20s de vantagem para as cinco perseguidoras, com o grupo a perder apenas Fisher-Black após o enorme trabalho. Chabbey não queria trabalhar, por estar em inferioridade, e o ritmo abrandou. Com 27km pela frente, as oito ciclistas voltaram a rodar juntas. O pelotão principal estava a apenas 55s, com a Movistar a trabalhar para fechar o espaço. Antes disso, Chabbey assegurou o sprint intermédio de Galdakao, à frente de Muzic e Labous.

Com a junção, o ritmo aumentou derivado a uma série de ataques das várias equipas. Ninguém estava a conseguir ganhar vantagem, até Labous acelerar numa rampa a 11km do fim. A francesa ganhou alguma vantagem, com Garcia e Bredewold a fazerem a ponte pouco depois. A perseguição não se coordenou de imediato, e as três ganharam uma vantagem de 20s. A diferença manteve-se até perto do final, com a Movistar a não ser capaz de fechar o espaço.

Trio discutiu a vitória final ao sprint

A 2,5km do fim, os jogos pela vitória começaram. Bredewold deixou de passar pela frente, enquanto Labous e Garcia procuravam manter a vantagem para as principais adversárias. As duas coordenaram-se até aos últimos 800m, onde Labous assumiu o esforço na rampa final. O pelotão aproximava-se, mas foi o trio da frente a discutir a vitória. Garcia tentou adiantar-se a 250m do fim, mas a líder da geral agarrou rapidamente a sua roda. Ao sprint, Mischa Bredewold não deu hipótese, e conquistou a vitória. Garcia foi segunda e Labous terceira, enquanto Olivia Baril (Movistar) foi ainda quarta, a 4s, à frente de Vollering e Chabbey. O pelotão chegou a 9s.

Após a sua segunda vitória nesta edição da Itzulia Women, Bredewold aumentou a diferença na geral, tendo agora 14s sobre Labous. A neerlandesa lidera também por pontos, enquanto Cavallar manteve a camisola da montanha. Shirin van Anrooij (Lidl – Trek) é a melhor jovem e a Team SD Worx – Protime a melhor equipa.

Mischa Bredewold é mais líder da Itzulia Women após nova vitória!
Mischa Bredewold é mais líder da Itzulia Women após nova vitória!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock