Dimas Mota vence em Grândola e é o novo líder da Taça de Portugal de Cadetes!

O jovem brasileiro Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) venceu a segunda prova da Taça de Portugal de Cadetes, uma clássica de 83,4km com partida e chegada em Grândola, após se isolar na dianteira a 5km do fim! Diogo Sousa (LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos), seu companheiro de escapada, foi segundo, a 56s, enquanto Afonso Monte (Academia Efapel de Ciclismo) venceu o sprint do pelotão pelo terceiro posto, a 1:00.

Começo com muitos ataques, mas a primeira fuga apenas surgiu na segunda metade da corrida

Grândola foi palco da segunda prova da Taça de Portugal de Cadetes de 2024. O pelotão enfrentou um circuito de 41,7km, percorrido por duas vezes, e a corrida revelou-se bastante intensa. Os ataques foram uma constante durante toda a primeira volta, mas nenhum se conseguiu verdadeiramente estabilizar como uma fuga. Apesar disso, o pelotão foi perdendo unidades com a ondulação natural do circuito.

No início da segunda volta, ao km 43, formou-se uma fuga com cinco elementos. Augusto Patrício (Cantanhede Cycling / VESAM / RRMP), Duarte Costa (Centro Ciclismo de Loulé / Matdiver / Golfejar), Gonçalo Valente (LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos), Lucas Castro (Alenquer – GDM – Anipura) e Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta). 5km depois, apenas Duarte, Gonçalo e Simão resistiam na frente. Mais atrás, um grupo de quatro elementos colocou-se em perseguição, mas acabou alcançado ao km 52.

Ataque decisivo pela vitória a 15km do final

Com 21km para o fim, a fuga teve o seu fim, dado o elevado ritmo de corrida. Os ataques continuaram a acontecer no pelotão, e um novo grupo acabou por escapar. Dimas Mota e Diogo Sousa isolaram-se a cerca de 15km e ganharam 1min sobre o pelotão. O ciclista da equipa de Roriz era quem mais passava pela frente e assumia o trabalho em busca da vitória. Foi com 5km pela frente que conseguiu finalmente isolar-se e pedalar para a vitória. Diogo chegaria 56s depois, no segundo posto, enquanto o pelotão disputava o terceiro posto, 1min depois. Afonso Monte foi quem venceu o sprint pelo pódio.

Com a vitória na corrida, Dimas Mota assumiu a liderança da geral da Taça de Portugal de Cadetes. O ciclista brasileiro conta com 110pts, os mesmos de Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna), quarto nas duas primeiras corridas. Simão Pedrosa é quinto, com 95pts.

O pódio da Taça de Portugal de Cadetes em Grândola com Diogo Sousa, Dimas Mota e Afonso Monte
O pódio da Taça de Portugal de Cadetes em Grândola com Diogo Sousa, Dimas Mota e Afonso Monte
2024-taca-portugal-cadetes-2-grandola-results

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock