Maurício Moreira vence em Paredes! Emanuel Duarte conquista GP “O Jogo”!

O uruguaio Maurício Moreira (Sabgal – Anicolor) venceu a etapa final do GP “O Jogo”, uma jornada com 136,3km com partida e chegada em Paredes, após se ter isolado a cerca de 25km do fim. O grupo dos favoritos chegou a 1:01, com Tiago Antunes (Efapel Cycling) a vencer o sprint pelo segundo posto, à frente do camisola amarela, Emanuel Duarte (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), que foi terceiro, e assegurou a vitória na classificação geral.

Enorme fuga, mas com muito jogo pela geral

A etapa final do 12º GP “O Jogo” prometia espetáculo num dia de grande dificuldade. Os ataques foram uma constante desde muito cedo, formando-se a fuga com 15 ciclistas. Hugo Nunes e Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes -Boavista), José Bicho e Ruben Simão (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), António Ferreira e Santiago Mesa (Efapel Cycling), Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), André Carvalho, José Sousa e Julius Johansen (Sabgal – Anicolor), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), António Carvalho e Francisco Pereira (ABTF Betão – Feirense) e André Ribeiro (Kelly – Simoldes – UDO) foram os integrantes desse grande grupo.

A fuga discutiu desde cedo as várias metas intermédias do dia, ganhando cerca de 3min ao pelotão. Ao km 22,3 surgiu o sprint intermédio de São Jorge de Vizela, onde Diogo Narciso foi primeiro. O mau tempo apareceu também com a chegada a Celorico de Basto, com granizo a colocar o pelotão sob muito frio. A Meta Autarquias que estava colocada no município foi também um ponto de interesse do dia. Hélder Gonçalves conseguiu ser primeiro, e defendeu assim a camisola do seu colega de equipa, Daniel Dias.

Subida ao Viso partiu a corrida, e o líder passou dificuldades

Na subida para a primeira categoria do Viso, Hélder Gonçalves e Ruben Simão destacaram-se. O pelotão absorveu todos os restantes escapados, com a Sabgal – Anicolor ao trabalho e a reduzir a diferença para os 50s. André Ribeiro, o líder da montanha, conseguiu ainda resistir no pelotão e passar em terceiro para garantir virtualmente a camisola. Após a subida, a formação de Águeda atacou por várias vezes, mas sem sucesso.

A corrida encaminhou-se para a terceira categoria de Barrosas, e os ataques não pararam. A Efapel, a Sabgal – Anicolor e a Rádio Popular – Paredes – Boavista lançaram um ataque coletivo, que deixou o líder para trás. Emanuel Duarte colocou o seu ritmo, sem ir ao choque, e acabou por reentrar pouco depois. O ataque colocou na frente um reduzido grupo com Emanuel Duarte, Maurício Moreira, Artem Nych, Tiago Antunes e Pedro Pinto (Efapel Cycling) e Franisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista).

Ataque a solo entregou a etapa, mas o líder aguentou a pressão

Tiago Antunes venceu o sprint pelo segundo posto (Foto: Câmara Municipal de Paredes)
Tiago Antunes venceu o sprint pelo segundo posto (Foto: Câmara Municipal de Paredes)

O camisola amarela foi o primeiro a passar em Barrosas, mas a corrida rapidamente se alterou. Peñuela passou pior e descolou, enquanto Joaquim Silva, a ritmo, voltou ao grupo para ajudar Antunes e Pinto. Pouco depois, com cerca de 25km para o fim, Maurício Moreira atacou em busca da vitória. Ninguém respondeu diretamente ao uruguaio, que foi ganhando algum espaço. Joaquim Silva era quem perseguia no grupo do líder, em busca de dar a vitória de etapa à sua equipa.

A distância entre Maurício e o grupo foi aumentando com o passar dos kms até se cifrar no minuto. Daí até à meta, o líder da formação de Águeda colocou sempre o seu ritmo, e triunfou a solo em Paredes. O grupo do líder chegou a 1:01, com Tiago Antunes a ser o mais forte ao sprint para garantir o segundo lugar. Emanuel Duarte cortou a meta em terceiro, à frente de Artem Nych, e garantiu a sua primeira geral enquanto Elite.

Nas contas da geral, Emanuel manteve o 1s de vantagem sobre Nych para vencer a amarela do GP “O Jogo”. O ciclista da equipa do Seixal garantiu também a classificação por pontos e o combinado. Pedro Pinto foi quinto na etapa, a 1:07, e fechou o pódio da geral, a 19s. André Ribeiro venceu a montanha, e Daniel Dias os sprints intermédios e as metas Autarquias. José Bicho foi o melhor jovem, após uma boa exibição na etapa final. A Efapel Cycling foi a vencedora por equipas.

O pódio do GP "O Jogo" com Artem Nych, Emanuel Duarte e Pedro Pinto (Foto: Câmara Municipal de Paredes)
O pódio do GP “O Jogo” com Artem Nych, Emanuel Duarte e Pedro Pinto (Foto: Câmara Municipal de Paredes)
O pódio final do GP "O Jogo" com os vencedores de todas as classificações (Foto: Câmara Municipal de Paredes)
O pódio final do GP “O Jogo” com os vencedores de todas as classificações (Foto: Câmara Municipal de Paredes)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Carlos Carneiro / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock