Arnaud De Lie estreia-se a vencer em 2024 na Famenne Ardenne Classic!

O belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) venceu a Famenne Ardenne Classic, uma clássica de 195km com partida e chegada em Marche-en-Famenne, batendo ao sprint o francês Axel Zingle (Cofidis). O belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny) também teve a chance de ir ao sprint e conseguiu ser terceiro, completando assim o grande dia da equipa belga.

Início com muitos ataques e um grupo perigoso consegue isolar-se

A Famenne Ardenne Classic começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. A cerca de 150km do fim, ataques voltaram a acontecer num pelotão. Um grupo perigoso composto por Maxim Van Gils, Brent Van Moer, Pascal Eenkhoorn e Jasper de Buyst (Lotto Dstny), Derek Gee, Hugo Houle, Riley Sheehan e Mads Wurtz Schmidt (Israel – Premier Tech) e Axel Zingle conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

O pelotão acabou por aumentar o ritmo para tentar diminuir a vantagem do forte grupo que estava na dianteira. A Lotto Dstny e a Israel – Premier Tech tentavam atrapalhar o trabalho das outras equipas, pois cada uma tinha quatro elementos na frente da corrida. A 110km do fim, o grupo da frente acabou por ser alcançado pelo pelotão.

Novos ataques deixam um grupo de 11 ciclistas na dianteira

9km depois, Thijs De Lange (Metec – Solorwatt p/b Mantel) atacou e ficou isolado na frente da corrida. Logo a seguir, Piotr Pekala (Santic – Wibatech) fez a ponte para o neerlandês. Poucos kms depois, Zeb Kyffin (Tdt-Unibet) e Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) também se juntaram ao grupo da frente. A 95km do fim, Jasper Haest (VolkerWessels Pro Cycling Team) juntou-se ao quarteto da frente.

Cerca de 5km depois, Mathias Reutimann (Team Felt Felbermayr), Michiel Van Vliet e Karst Hayma (Metec – Solorwatt p/b Mantel), Dawid Wika-Czarnowski (Voster ATS Team), Mads Andersen (Airtox-Carl Ras) e Toralf Martinsen (Lillehammer CK Continental Team) saíram do pelotão e alcançaram o grupo da frente. A 70km do fim, os onze da frente tinham 51s de vantagem sobre o pelotão. 5km depois, Wika-Czarnowski e De Lange cederam e foram alcançados.

Fuga alcançada e mais ataques partem a corrida

A 45km do fim, o grupo da frente foi alcançado. 4km depois, Van Gils e Sheehan conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas foram rapidamente alcançados. Logo a seguir, Van Gils, Van Moer, Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty), Zingle, Alexis Gougeard (Cofidis), Gee, Houle, Sheehan, Lorrenzo Manzin (TotalEnergies), Louka Matthys (Bingoal WB), Axel Huens (Tdt-Unibet), Lars Craps e Vincent Van Hemelen (Team Flanders – Baloise), Andersen e Magnus Klaris (Airtox-Carl Ras) conseguiram ficar isolados. A 33km do fim, este grupo foi alcançado.

10km depois, Wurtz Schmidt atacou e isolou-se na frente da corrida. A 19km da meta, o dinamarquês foi alcançado. 2km depois, Sheehan, Rota, Van Gils, Matthys e Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team) conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, os cinco acabaram por ser alcançados.

Ataques nos kms finais, mas corrida é disputada ao sprint

A 6km da meta, Charles Paige (Tdt-Unibet) atacou e foi seguido por Matthys. Poucos metros depois, Paige deixou de ter capacidade para seguir Matthys e foi alcançado. A 4km da meta, Wurtz Schmidt fez a ponte para Matthys. Cerca de 300 metros depois, o dinamarquês e o belga acabaram por ser alcançados pelo pelotão. A Lotto Dstny assumiu o comando para que Arnaud De Lie pudesse ir ao sprint e para que nenhum ciclista tentasse mexer na corrida.

Nos metros finais, Axel Zingle tentou surpreender e lançou o sprint de longe. Arnaud De Lie viu o francês a começar a sprintar e lançou de imediato o seu sprint para tentar fechar o espaço. O belga facilmente chegou e passou o francês para se estrear a vencer este ano na Famenne Ardenne Classic e para conquistar a clássica belga pelo segundo ano consecutivo. A Lotto Dstny também deixou Maxim Van Gils ir ao sprint. O belga não desapontou e conseguiu ser terceiro. Destaca-se a boa corrida de Axel Huens e Simone Gualdi (Intermarché – Wanty) que foram 7º e 11º, respetivamente.

Pódio Final

Pódio da Famenne Ardenne Classic com Axel Zingle, Arnaud De Lie e Maxim Van Gils
Pódio da Famenne Ardenne Classic com Axel Zingle, Arnaud De Lie e Maxim Van Gils

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: PhotoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock