Isaac del Toro vence etapa 1 da Vuelta a Asturias com Afonso Eulálio a ser quarto!

O mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa da Vuelta a Asturias, uma ligação de 178km entre Ovideo e Pola de Lena, após isolar-se na frente da corrida na última subida do dia. O polaco Rafal Majka (UAE Team Emirates) foi 2º a 1:01 e completou assim a dobradinha da UAE Team Emirates. O uruguaio Eric Fagundez (Burgos-BH) foi mais forte ao sprint que o português Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) para ser 3º a 1:04.

Fuga do dia com um elemento da Sabgal – Anicolor Cycling Team

A primeira etapa da Vuelta a Asturias começou com Francisco Muñoz (Team Polti Kometa), Oliver Rees (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Asier Gonzalez e José Garcia (Illes Balears Arabay Cycling) e Victor Martinez (Sidi Ali – Unlock Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.

Fuga parte, é alcançada e ataques antes e na subida final

A 60km para o fim, Ibon Ruiz isolou-se na frente da corrida. O espanhol tinha 2:30 de vantagem sobre o pelotão. 20km depois, os ciclistas entraram na penúltima subida do dia, o Tenebreo, com 3.4km a 9.3%. O ritmo da corrida aumentou e a vantagem de Ruiz começava a diminuir. Após o topo da subida, o espanhol acabou por ser alcançado pelo pelotão.

António Morgado a comandar o pelotão na etapa 1 da Vuelta a Asturias
António Morgado a comandar o pelotão na etapa 1 da Vuelta a Asturias

A cerca de 20km da meta, Gonzalo Serrano (Movistar Team) e José Manuel Diaz (Burgos-BH) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 15km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto del Cordal, com 8.3km a 5.8%. A UAE Team Emirates comandava o pelotão, que perdia unidades, e tinha o português António Morgado a impor um ritmo alto. Serrano e Diaz acabaram por ser alcançado. Isaac Del Toro mexeu na corrida, no Alto del Cordal, e facilmente se isolou.

Show da UAE Team Emirates e de Afonso Eulálio

O mexicano foi o primeiro a passar no topo da subida e tinha uma boa vantagem sobre um grupo perseguidor que era composto por Eric Fagundez, José Manuel Diaz, Rafal Majka, Jorge Gutierrez (Equipo Kern Pharma) e Afonso Eulálio. Del Toro manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa 1 da Vuelta a Asturias. Majka parece ter sido o mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi assim 2º a 1:01. Fagundez acabou por conseguir bater Eulálio para ser 3º. Diaz e Gutierrez ficaram envolvidos numa queda na descida. Diaz ainda conseguiu ser 5º a 1:14 e Gutierrez foi 7º a 1:54.

Eric Fagundez bateu Afonso Eulálio na luta pelo último lugar do pódio na etapa 1 da Vuelta a Asturias
Eric Fagundez bateu Afonso Eulálio na luta pelo último lugar do pódio na etapa 1 da Vuelta a Asturias

Afonso Eulálio foi assim 4º na etapa 1 da Vuelta a Asturias e está a apenas 4s do pódio. Mathias Bregnhoj foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team e foi 20º a 3:13. Depois do grande trabalho que fez em prol dos seus líderes, António Morgado ainda conseguiu ser 21º a 3:51.

Duarte Domingues (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 35º a 8:06 e Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense) 66º a 21:06. Gabriel Baptista (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e Fábio Oliveira e Diogo Gonçalves (ABTF Betão – Feirense) cruzaram a linha de meta a 28:58. Tiago Caetanita (Sabgal – Anicolor Cycling Team) e José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) abandonaram a corrida.

Isaac Del Toro é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Ibon Ruiz é o primeiro líder da classificação da montanha e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.

Isaac Del Toro é o primeiro camisola azul da Vuelta a Asturias
Isaac Del Toro é o primeiro camisola azul da Vuelta a Asturias

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock