Santiago Mesa vence etapa 2 do GP “O Jogo”! Artem Nych é o novo líder da geral!

O colombiano Santiago Mesa (Efapel Cycling) venceu ao sprint a etapa 2 do GP “O Jogo”, uma ligação de 146,2km entre Trâncoso e Vila Nova de Poiares, batendo o venezuelano Leangel Liñarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e o português Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO)! Foi a primeira vitória do colombiano pela Efapel Cycling, e a primeira da equipa no novo ano.

Começo em sobressalto com uma grande queda

A etapa 2 do GP “O Jogo” trouxe uma travessia entre Trâncoso e Vila Nova de Poiares. O dia começou desde logo com um incidente ao km 11, que levou à neutralização da corrida. Uma grande queda acabou por afetar boa parte do pelotão, e levou ao abandono de Samuel Fajardo (Zamora Enamora). No reatar, o ritmo voltou a mostrar-se elevado, e um grupo de 14 ciclistas esteve perto de escapar. Perante a elevada qualidade, o pelotão fechou o espaço e pôs fim à iniciativa.

Ao km 25 surgiu a fuga do dia com André Ribeiro (Kelly – Simoldes – UDO), Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes -Boavista), e André Rodrigues (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol / Bolf). O trio conseguiu uma vantagem de cerca de 3min sobre o pelotão, que controlou à distância. Ao km 52,6 surgiu o sprint intermédio de Vila Branca, com Daniel Dias a ser primeiro.

A fuga da etapa 2 do GP "O Jogo" com André Rodrigues, Daniel Dias e André Ribeiro
A fuga da etapa 2 do GP “O Jogo” com André Rodrigues, Daniel Dias e André Ribeiro

Fuga estabilizada, mas com algumas tentativas soltas no pelotão

Sensivelmente a meio da etapa, Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) ganhou alguma vantagem sobre o pelotão, mas acabou absorvido volvidos 10km. Os três escapados entraram na primeira subida já com uma vantagem superior a 4min. Pelo meio, Carlos Oyarzun (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) esteve também ao ataque, mas não conseguiu chegar à frente. O líder da montanha, André Ribeiro, foi primeiro na segunda categoria de São Pedro Dias, enquanto o pelotão se aproximava do grupo.

Daniel Dias foi o último resistente da fuga do dia
Daniel Dias foi o último resistente da fuga do dia

A terceira categoria de Vale do Gueiro surgiu de imediato, a 27km do fim. André Ribeiro voltou a passar na frente, enquanto André Rodrigues era o primeiro a descolar. O pelotão foi se aproximando, e no sprint intermédio da Efapel a diferença era já de 50s. Daniel Dias foi o primeiro nesse sprint, a 18km do fim. O líder da montanha acabou por abdicar da fuga, e Daniel manteve-se na frente, passando em primeiro na Meta Autarquias em Vila Nova de Poiares, na primeira passagem pela meta.

Sprint final com vitória inédita em 2024

O pelotão seguia a grande ritmo, com a Sabgal – Anicolor ao comando. O forte trabalho em prol de Artem Nych acabou por fazer a iniciativa de Daniel chegar ao fim, com 7km pela frente. O perigoso final fez-se a um ritmo elevado, mas acabou por ser a Efapel a levar a melhor. Nos metros finais, Santiago Mesa surgiu da roda de Leangel Liñarez, e sprintou para a sua primeira vitória com as novas cores.

A luta pela amarela deu-se um pouco mais atrás. Artem Nych foi sexto, e Emanuel Duarte sétimo, garantindo assim a amarela para o ciclista russo. Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) foi terceiro e é o novo líder da classificação por pontos. André Ribeiro mantém a liderança da montanha e Claudio Leal (Porminho Team Sub23) da juventude. Daniel Dias é o novo líder dos sprints intermédios e das metas autarquias. A AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense segue a melhor equipa.

Artem Nych é o novo líder do GP "O Jogo"!
Artem Nych é o novo líder do GP “O Jogo”!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: André Rolo / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock