Dorian Godon vence em final caótico e sobe à liderança do Tour de Romandie!

O francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a primeira etapa do Tour de Romandie, uma ligação de 166km entre Château-D’Oex e Fribourg, chegando à frente do seu colega de equipa, o italiano, Andrea Vendrame. O belga Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuncink) completou o pódio.

Fuga do dia com fortes elementos

A etapa 1 do Tour de Romandie começou com diversas tentativas de ataque com Fausto Masnada (Soudal Quick-Step), Juri Hollmann (Alpecin – Deceuninck), Rune Herregodts (Intermarché – Wanty), Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels), Patrick Gamper (Bora – Hansgrohe) e Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. A 127km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Rosskopf foi buscar a pontuação máxima. Os seis da frente tinham 2:00 de vantagem sobre o pelotão.

10km depois, na primeira contagem do dia, Hollmann foi o primeiro a passar no topo. A 94km do fim, os ciclistas entraram no circuito final. 3km depois, na segunda contagem do dia, Hollmann foi novamente o primeiro a passar no alto. A 78km do fim, o alemão somou a pontuação máxima na terceira subida categorizada do dia. A vantagem dos fugitivos do dia continuava nos 2:00. 28km depois, na quarta contagem do dia, Hollmann foi o mais forte.

Pelotão aumenta o ritmo e alguns ataques no pelotão

A 41km do fim, os ciclistas começaram a última volta ao circuito final. O pelotão aumentou o ritmo com o objetivo de diminuir a vantagem dos seis da frente. 3km depois, na última passagem na Lorette, com 0.7km a 12.7%, Hollmann foi o primeiro a passar no topo. No pelotão, Jan Christen (UAE Team Emirates) atacou. Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) impôs o seu ritmo e fez a ponte para o suíço. Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) tentou seguir os dois, mas não conseguiu. Poucos kms depois, David Gaudu (Groupama – FDJ) juntou-se a Carapaz e Christen.

A 33km da meta, Gaudu, Christen e Carapaz foram alcançados. 7km depois, no último sprint intermédio do dia, Rosskopf foi buscar a pontuação máxima. Poucos kms depois, várias equipas aumentaram o ritmo do pelotão. A Movistar Team foi uma delas e tinha o português Nelson Oliveira a comandar o grupo. A 10km da meta, a diferença entre a fuga e o pelotão era de 30s.

Fuga anulada e diversas tentativas de ataque

Logo a seguir, na última passagem no Arconciel, 1.8km a 7.3%, Rosskopf perdeu o contacto com o grupo da frente. Masnada foi o primeiro a passar no topo. No pelotão, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e rapidamente chegou ao grupo da frente. A Decathlon AG2R La Mondiale a Movistar Team estavam atentas e fecharam o espaço, logo a seguir.

A 8km da meta, Herregodts tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Cerca de 1km depois, Alaphilippe voltou a mexer, mas não ganhou um espaço importante. A 4.5km da meta, Andreas Kron (Lotto Dstny) atacou e foi seguido por um ciclista da Bora – Hansgrohe. Poucos metros depois, Tratnik fez a ponte para os dois, mas o pelotão fechou logo o espaço. A 2km da meta, Gamper tentou a sua sorte, mas foi rapidamente alcançado.

Final caótico ao sprint e novo líder da geral

Nos últimos kms, a corrida estava caótica com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão. A cerca de 150 metros da meta, Dorian Godon lançou o sprint final com Andrea Vendrame na sua roda. O francês parecia que queria lançar o italiano, mas Vendrame não conseguiu sair da roda de Godon que se estreou a vencer assim no World Tour na etapa 1 do Tour de Romandie. Gianni Vermeersch foi mais forte que Milan Menten (Lotto Dstny) e fechou o pódio. Destaca-se o bom sprint do jovem francês Thibaud Gruel (Groupama – FDJ) que foi 9º.

Nelson Oliveira chegou no pelotão e foi 62º. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) teve um dia de trabalho e foi 91º a 1:43.

Dorian Godon é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos do Tour de Romandie. Juri Hollmann é o primeiro líder da classificação da montanha. Tim Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike) segue o melhor jovem e a Bahrain Victorious a melhor equipa.

Dorian Godon é o novo camisola amarela do Tour de Romandie
Dorian Godon é o novo camisola amarela do Tour de Romandie

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock