Juan Ayuso em busca da camisola amarela na etapa 2 do Tour de Romandie!
Disputa-se hoje a segunda etapa do Tour de Romandie que nos promete um grande espetáculo no primeiro dia de alta montanha. A UAE Team Emirates, a Ineos Grenadiers e a Bora – Hansgrohe são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida e a vantagem da fuga do dia para que os seus líderes consigam lutar pela vitória.
Perfil
A segunda etapa do Tour de Romandie apresenta um percurso de 171km entre Fribourg e Salvan – Les Marecottes. O dia contará com dois sprints intermédios e duas contagens de segunda categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Na primeira subida do dia, a Les Mosses, com 12.8km a 4.2%, o ritmo deverá aumentar e o pelotão deverá perder algumas unidades.
A fuga deverá ser alcançada antes ou na entrada da subida final, o Salvan – Les Marecottes, com 7.6km a 7.5%. Nesta subida, deveremos ter os momentos decisivos da corrida com os favoritos a mexerem na corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Juan Ayuso (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa 2 do Tour de Romandie. Ayuso começou muito bem a temporada onde conquistou pela primeira vez uma corrida por etapas no World Tour. O espanhol não teve as Ardenas que gostaria e tem aqui uma boa chance para regressar aos grandes resultados.
Egan Bernal e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Ayuso. Bernal está cada vez melhor! O colombiano tem sido bastante consistente e tem aqui uma corrida em que se dá bem para conseguir mais um excelente resultado. Rodriguez está a subir de nível. O espanhol foi o único que acompanhou Ayuso na última etapa da Itzulia e parece ser capaz de o fazer novamente no dia de hoje.
Lenny Martinez (Groupama – FDJ) tem uma subida final ao seu estilo. O jovem francês tem sido um dos destaques da temporada e tem aqui mais uma chance para se testar contra fortes adversários. Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) também está a fazer uma boa temporada. O russo já ganhou esta corrida e quem sabe se não o pode fazer novamente este ano. Enric Mas (Movistar Team) parece estar a subir de forma. O espanhol fez um prólogo e tem aqui uma boa etapa para testar a sua forma em alta montanha contra fortes rivais.
Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu o Tour de Romandie o ano passado. O britânico ainda está a subir de forma, depois de ter regressado de lesão no Giro d’Abruzzo, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pela etapa. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) é mais uma carta da Ineos para a etapa. O neerlandês tem se mostrado bastante consistente e deverá estar perto do seu melhor, pois é bem provável que irá participar no Giro d’Italia.
Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) surpreendeu ao estar nas principais mexidas na Liège-Bastogne-Liège. O equatoriano procura regressar ao seu melhor e tem aqui uma boa etapa para conseguir um grande resultado. Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) é mais uma arma da Bora para lutar pela etapa. O australiano parece não estar no seu melhor nível, mas mesmo assim não deve ser descartado.
Nota ainda para Simon Yates e Luke Plapp (Team Jayco-AlUla), David Gaudu (Groupama – FDJ), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Juan Ayuso
⭐⭐⭐⭐ Egan Bernal e Carlos Rodriguez
⭐⭐⭐ Lenny Martinez, Aleksandr Vlasov e Enric Mas
⭐⭐ Adam Yates, Thymen Arensman, Richard Carapaz e Jai Hindley
⭐ Simon Yates, Luke Plapp, David Gaudu, Ilan Van Wilder e Tao Geoghegan Hart
Portugueses em prova
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #2 e #136, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 14h30.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency