Kasia Niewiadoma volta às vitórias na La Flèche Wallonne!

A polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) venceu a La Flèche Wallonne, uma clássica de 143km com partida e chegada em Huy, após protagonizar um poderoso ataque a 200 metros da meta. A campeã neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) foi segunda a 2s e a campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) terceira a 4s.

Fuga perigosa consegue uma grande vantagem

A La Flèche Wallonne começou com um ritmo alto. A 106km do fim, Sara Martin (Movistar Team), Julie Van de Velde (Fenix – Deceuninck) e Elena Hartmann (Roland) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. A chuva, o frito e o ritmo alto estava a pôr algumas ciclistas em dificuldades no pelotão. 2km depois, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco), que terminou no top4 em 2023, estava a passar dificuldades.

O pelotão acabou por baixar o ritmo e, a 52km do fim, as três da frente tinham uma vantagem de 4:25. As condições climatéricas acabaram por melhorar e algumas ciclistas conseguiram reentrar no pelotão. 12km depois, Grace Brown (FDJ-Suez) e Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) atacaram e tentavam fazer a ponte para as três da frente.

Fugitivas alcançadas e final bastante ofensivo

A 32km do fim, na primeira passagem no Mur de Huy, com 1.3km a 9.6%, Hartmann perdeu o contacto com o grupo da frente. O pelotão aumentou o ritmo e começou a perder unidades. 8km depois, Hartmann foi alcançada pelas duas perseguidoras. Poucos kms depois, a suíça cedeu e foi alcançada. A 16km da meta, Brown e Rooijakkers foram alcançadas pelo pelotão. 3km depois, a líder da EF Education – Cannondale, Veronica Ewers, sofreu uma queda.

Poucos metros depois, Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) atacou e foi seguida por Elisa Longo Borghini e Katarzyna Niewiadoma. A Team SD Worx-Protime assumiu a perseguição e fez com que as três fossem alcançadas. Rooijakkers voltou a mexer na corrida e tentava a solo chegar às duas da frente. A 10km da meta, a neerlandesa chegou às duas da frente. Alguns metros depois, as três foram alcançadas. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) sofreu uma queda, que a pode ter tirado da luta pela corrida.

Logo a seguir, Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) atacou e foi seguida por Rooijakkers e Longo Borghini. A 7km da meta, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) juntou-se ao grupo da frente, mas a Campeã do Mundo não ia puxar. 1km depois, as quatro da frente foram alcançadas. Alena Amialiusik (UAE Team ADQ) tentou sair do pelotão, mas sem sucesso. A cerca de 5km da meta, Riejanne Markus atacou e isolou-se na frente da corrida.

Mur de Huy ajuda Kasia Niewiadoma a quebrar enguiço de quase 5 anos

A 1.3km da meta, na entrada do Mur de Huy, Markus tinha cerca de 15s de vantagem sobre o pelotão. Demi Vollering impôs um ritmo alto no início da subida e fez com que Markus fosse rapidamente alcançada. O pelotão partiu e Kasia Niewiadoma, Elisa Longo Borghini, Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) e Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Team) seguiram Vollering. Evita Muzic (FDJ-Suez) não foi ao choque e conseguiu reentrar no grupo da frente.

Ataque de Kasia Niewiadoma no Mur de Huy (Foto: Getty Images)
Ataque de Kasia Niewiadoma no Mur de Huy (Foto: Getty Images)

A 300 metros da meta, Moolman-Pasio, Labous e Muzic perderam o contacto com o grupo da frente. 100 metros depois, Niewiadoma atacou e isolou-se na frente da corrida. Borghini tentou responder ao ataque mas não teve sucesso. Vollering impôs o seu ritmo, passou Borghini e tentava chegar à polaca. Niewiadoma manteve o seu ritmo e, quase 5 anos depois, conseguiu regressar às vitórias na estrada na La Flèche Wallonne. Vollering foi segunda e Borghini terceira.

Evita Muzic fez uma grande subida a ritmo e conseguiu ser 4ª a 7s. Pauliena Rooijakkers estava na parte de trás do grupo no início da subida e fez uma grande recuperação para ser 6ª 15s. Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) continua a mostrar o seu talento e conseguiu ser 8ª a 24s.

Pódio Final

Pódio da La Flèche Wallonne com Demi Vollering, Kasia Niewiadoma e Elisa Longo Borghini (Foto: BELGA)
Pódio da La Flèche Wallonne com Demi Vollering, Kasia Niewiadoma e Elisa Longo Borghini (Foto: BELGA)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: La Flèche Wallonne

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock