Simon Carr vence etapa 4 do Tour of the Alps, marcada por queda feia a descer!
O britânico Simon Carr (EF Education – EasyPost) venceu a quarta etapa do Tour of the Alps, uma ligação de 141.3km entre Laives e Borgo Valsugana, após isolar-se na frente da corrida a 45km da meta. Os australianos Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) foram 2º e 3º, respetivamente, ambos a 1:19.
Fuga com fortes elementos e boa vantagem
A quarta etapa do Tour of the Alps começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 127km do fim, Simon Carr atacou e formou a fuga do dia. 3km depois, Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) fez a ponte para o seu colega de equipa. A 120km do fim, Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) e Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) juntaram-se aos dois da frente.
Cerca de 13km depois, Óscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Gregor Muhlberger (Movistar Team), Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL), Lucas Hamilton (Team Jayco-AlUla), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Mattia Bais (Team Polti Kometa) e Luca Covili (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) também se conseguiram juntar ao grupo da frente. A 96km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Bais foi buscar a pontuação máxima. A fuga tinha cerca de 3:00 de vantagem sobre o pelotão.
Fuga e o pelotão começam a partir nas duas contagens do dia
A 58km do fim, na primeira subida categorizada do dia, o Passo del Compet, com 10.2km a 8.1%, Higuita atacou. Poucos metros depois, Carr e Piganzoli fizeram a ponte para o colombiano. A 57km do fim, Carr atacou e só Higuita teve capacidade para o seguir. Piganzoli foi alcançado por Rodriguez, Covili, Carthy, Bizkarra e Hamilton. 4km depois, Carr foi o primeiro a passar no topo da subida. O duo da frente tinha 30s de vantagem sobre os perseguidores e 1:50 sobre o pelotão. Tobias Foss (Ineos Grenadiers) já não estava no pelotão.
A 46km do fim, os ciclistas entraram na última subida categorizada do dia, o Passo del Vetriolo, com 9.3km a 8.7%. Carr impunha um ritmo alto na frente da corrida e Higuita acabou por ceder 1km depois. Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) aumentou o ritmo e o pelotão começou a perder unidades. A 43km do fim, Chris Harper (Team Jayco-AlUla) atacou e fez com que o grupo perseguidor fosse alcançado. 1km depois, Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) aumentou o ritmo do pelotão.
Favoritos começam a mexer na corrida
A 41km do fim, Ben O’Connor atacou e foi seguido por Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Antonio Tiberi e Wout Poels (Bahrain Victorious), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL), Chris Harper, Ivan Sosa (Movistar Team) e Michael Storer. 1km depois, o australiano mexeu novamente e Bardet e Storer cederam. A 39km da meta, Poels atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o grupo dos favoritos. Bardet e Storer conseguiram reentrar nesse grupo.
1km depois, O’Connor atacou e foi seguido por Tiberi. Os dois chegaram a Poels e rapidamente alcançaram Higuita. Poucos metros depois, Pedro Lopez e Sosa chegaram a ritmo ao grupo perseguidor. A 36km da meta, Carr foi o primeiro a passar no topo da subida. Bardet, Harper e Storer conseguiram reentrar no grupo perseguidor que estava a cerca de 55s da frente da corrida.
Australianos mexem na descida e queda define a corrida
A 32km da meta, na descida do Passo del Vetriolo, Harper atacou e tentava a solo chegar a Carr. 2km depois, O’Connor também saltou do grupo dos favoritos e tentava juntar-se ao seu compatriota. A 24km da meta, Harper sofreu uma queda feia a descer. O australiano da Team Jayco-AlUla foi a deslizar e ainda bateu com a cabeça num poste. Felizmente, estava consciente e foi obrigado a abandonar a corrida. O’Connor foi ao chão nessa mesma curva, mas não foi uma queda tão impactante como a do seu compatriota. O australiano da AG2R voltou à bicicleta e foi alcançado pelo grupo dos favoritos.
O ritmo do grupo dos favoritos acabou por baixar e a vantagem de Carr, que era de 40s, aumentou para mais de 2:00. Poucos kms depois, como o grupo dos favoritos acabou por tranquilizar por causa da queda, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Davide Piganzoli e Valentin Paret-Peintre reentraram nesse grupo.
Ataques no Colle San Marco voltam a partir a corrida
A 14km da meta, no Colle San Marco, com 5.3km a 7.1%, Valentin Paret-Peintre atacou. Inicialmente, não havia cooperação no grupo dos favoritos e o francês conseguiu uma boa vantagem. 2km depois, Sosa atacou e foi seguido por Pedro Lopez, O’Connor, Tiberi, Poels, Bardet e Storer. Piganzoli e Pellizzari cederam e foram alcançados por Esteban Chaves e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers). Poucos metros depois, Pedro Lopez assumiu o comando e tentava alcançar Valentin.
A 10km da meta, Tiberi acelerou e partiu o grupo perseguidor. Cerca de 1km depois, Pedro Lopez, Bardet e Poels chegaram ao italiano. A 6km da meta, os quatro alcançaram Valentin. Carr mantinha o seu ritmo e tinha uma vantagem de 1:45 sobre os perseguidores. Poucos kms depois, O’Connor e Storer conseguiram reentrar no grupo perseguidor, na descida.
Fuga vinga novamente e australianos voltam a mexer
Simon Carr manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 4 do Tour of the Alps, após um solo de 45kms. A 1km da meta, no grupos dos favoritos, O’Connor atacou e foi apenas seguido por Storer. O australiano da AG2R manteve um ritmo elevado para que conseguisse conquistar bonificações. Storer não saiu da sua roda e ao sprint acabou por não dar hipótese para ser assim 2º a 1:19.
Wout Poels liderou o grupo dos favoritos e do camisola verde e foi 4º a 1:22. Destaca-se a excelente etapa dos jovens italianos Giulio Pellizzari e Davide Piganzoli que foram 9º e 11º, respetivamente, ambos a 2:19. Ivan Sosa quebrou bastante e chegou com Higuita a 2:55. O jovem francês Mathys Rondel (Tudor Pro Cycling Team) também esteve bem e foi 17º a 3:38.
Juan Pedro Lopez segue, para a última etapa do Tour of the Alps, líder da classificação geral. Tobias Foss manteve a liderança da classificação por pontos e Antonio Tiberi segue o melhor jovem. Simon Carr é o novo líder da classificação da montanha e a Bahrain Victorious lidera agora por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images