Daniel Moreira vence etapa final e Enrique Maranchon conquista Volta ao Concelho de Loulé!

O jovem português Daniel Moreira (Paredes / Fortunna) venceu a etapa final da Volta ao Concelho de Loulé, uma jornada de 118,2km com partida e chegada a Loulé! Daniel bateu ao sprint o vencedor da geral, o espanhol Enrique Maranchon (Picusa Academy) e garantiu a vitória por pontos. O terceiro classificado foi o espanhol José Pina (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19), também com o mesmo tempo.

Fuga difícil de se formar, mas muito espetáculo

A jornada final da Volta ao Concelho de Loulé trouxe o dia mais longo e mais difícil da competição. O ritmo começou bastante elevado, devido aos vários ataques, mas a fuga do dia ainda demorou a ser encontrada. O primeiro sprint intermédio surgiu ao km 12, em Boliqueime, onde Daniel Moreira foi primeiro. Pouco depois surgiu a primeira contagem de montanha do dia, a primeira categoria da Picota. Um trio seguia já um pouco adiantado, e foi Gonçalo Santos (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) o primeiro.

Logo após a contagem, juntava-se na frente um grupo com 11 elementos que colocava a geral em perigo. O segundo sprint intermédio surgiu ao km 36,8, em Alte, e José Pina era primeiro. Foi já na subida a Salir, com o topo ao km 57,8, que a fuga ganhou novos contornos. Dinis Martins atacou e isolou-se na frente, para ser primeiro na contagem, enquanto atrás de si se juntavam Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Santos (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Juan Lopez (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19) e Ivan Loiasa (Polti – Kometa U19).

Pouco após a subida, Dinis sofria um furo, e deixava os quatro adversários em posição intermédia na frente da corrida. Seguiu-se uma dupla passagem no Barranco Velho, com Gonçalo Rodrigues a evidenciar-se e a ser primeiro em ambas. Os dois homens da formação de Roriz cediam terreno a caminho da ascensão a Tôr, mas sabendo que a camisola da montanha estava garantida. Lopez e Loiasa conseguiram manter-se ainda na frente, e foi o primeiro a ser primeiro na última contagem do dia.

Pequeno grupo discutiu o final ao sprint

Com 8km para o fim, a dupla era alcançada pelo grupo dos favoritos, que se preparava para discutir a vitória final. Os ataques foram vários até ao final, mas a corrida decidiu-se mesmo com um sprint. Daniel Moreira foi novamente o mais forte e conquistou a vitória perante o camisola amarela, Enrique Maranchon. Luis Lajarin (Valverde Team | Ricardo Fuentes U19), o vencedor de 2023, cedeu algum terreno nos metros finais e perdeu o pódio da geral.

Maranchon sagrou-se o grande vencedor da corrida, com 1:24 sobre José Pina e 1:25 sobre Hector Celda (Picusa Academy). O espanhol levou também a juventude, enquanto Daniel Moreira assegurou a classificação por pontos. Gonçalo Rodrigues venceu a montanha e a Picusa Academy venceu coletivamente.

O pódio final da volta ao Concelho de Loulé com José Pina, Enrique Maranchon e Hector Celda. (Foto: Diogo Costa Photography)
O pódio final da volta ao Concelho de Loulé com José Pina, Enrique Maranchon e Hector Celda. (Foto: Diogo Costa Photography)
Os vencedores das várias classificações da Volta ao Concelho de Loulé (Foto: Diogo Costa Photography)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock