Timo Kielich regressa aos triunfos na Volta NXT Classic!
O belga Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck) venceu a Volta NXT Classic, uma clássica de 190.8km com partida e chega em Eijsden, batendo ao sprint o neerlandês Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny). O alemão Henri Uhlig (Alpecin – Deceuninck) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para fechar o pódio a 7s.
A Volta NXT Classic começou com um ritmo alto. A cerca de 162km do fim, ataques aconteceram no pelotão e Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Huub Artz e Francesco Busatto (Intermarché – Wanty), Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team), Frank Van den Broek (Dev. Team DSM-Firmenich PostNL), Mathijs Paasschens (Lotto Dstny), Tomas Kopecky (Tdt-Unibet), Johan Meens (Bingoal WB) e Mike Schuch (Parkhotel Valkenburg) ficaram isolados na frente da corrida. Os nove conseguiram uma vantagem de cerca de 30s sobre o pelotão.
A 70km do fim, novos ataques aconteceram no pelotão e Pascal Eenkhoorn e Harm Vanhoucke (Lotto Dstny), Joseph Blackmore (Israel – Premier Tech), Henri Uhlig, Simone Gualdi (Intermarché – Wanty) e Kamiel Bonneu (Team Flanders – Baloise) perseguiam os fugitivos do dia. 3km depois, os perseguidores juntaram-se ao grupo da frente que continuava com uma vantagem de 30s sobre o pelotão.
A 65km do fim, Brambilla atacou, mas Uhlig não deixou o italiano ganhar um espaço importante. Cerca de 3km depois, Brambilla voltou a mexer e desta vez conseguiu isolar-se. A 58km do fim, o italiano acabou por ser alcançado. O pelotão já não tinha muitas unidades, mas contava com a presença do português Daniel Lima (Israel – Premier Tech).
A cerca de 48km do fim, Artz conseguiu isolar-se na frente da corrida. O neerlandês conseguiu uma vantagem de 20s sobre os perseguidores e cerca de 40s sobre o pelotão. 8km depois, Schuch perdeu o contacto com o grupo da frente. A 36km do fim, Jelle Johannink (Tdt-Unibet) e Timo Kielich conseguiram fazer a ponte para o grupo perseguidor. 3km depois, Artz foi alcançado. Paasschens, depois de ter estado a trabalhar em prol de Eenkhorn, acabou por ceder.
A 28km da meta, acelerações aconteceram na dianteira e Bayer, Kielich, Uhlig, Eenkhoorn, Vanhoucke, Busatto, Van den Broek, Meens, Johannink e Blackmore ficaram isolados. 8km depois, Van den Broek atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, Eenkhoorn contra atacou e isolou-se na frente da corrida. Blackmore cedeu, mas o britânico conseguiu reentrar no grupo perseguidor, poucos kms depois.
A 12km da meta, Kielich atacou e rapidamente fez a ponte para Eenkhoorn. Busatto e Van den Broek tentaram seguir o belga, mas não conseguiram. Eenkhoorn e Kielich estavam a cooperar muito bem e a 5km da meta, tinham cerca de 15s de vantagem sobre os perseguidores. 2km depois, Eenkhoorn deixou de colaborar com Kielich, pois o neerlandês sabia que o belga era mais forte ao sprint. Kielich sabia que tinha uma excelente chance para vencer e manteve um ritmo alto.
Nos metros finais, Eenkhoorn tentou surpreender ao lançar o sprint de longe. Kielich facilmente respondeu, e nos últimos metros, passou o neerlandês para se estrear assim a vencer em 2024. Henri Uhlig não deu hipótese ao sprint e fechou o grande dia da Alpecin em terras neerlandeses ao completar o pódio da Volta NXT Classic. Busatto continua a aparecer cada vez mais e conseguiu um excelente 4º lugar. Blackmore também confirmou o bom início de temporada ao ser 8º a 9s.
Daniel Lima conseguiu chegar no pelotão. O português teve aqui mais uma oportunidade para correr na equipa principal da Israel e foi 32º a 1:28. José Mendes (Victoria Sports Cycling Team) abandonou a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com