Godzilla à procura de disparar o raio atómico pela 3ª vez na Ronde van Vlaanderen!

Um dos dias mais esperados para os fanáticos do ciclismo chegou! Hoje é dia de Ronde van Vlaanderen, o segundo monumento da temporada. A Ronde van Vlaanderen encerra as clássicas da região da Flandres e é a maior prova desta região belga. A corrida conta com um pelotão de luxo que promete protagonizar uma corrida bastante ofensiva para que os favoritos fiquem sozinhos o mais cedo possível.

Com a ausência de Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) por causa das lesões sofridas na queda da Dwars door Vlaanderen, Mathieu Van der Poel passa a ser o grande favorito a vencer a corrida. Será o Campeão do Mundo, capaz de dar mais um monumento à Alpecin – Deceuninck, depois de Jasper Philipsen ter vencido a Milano Sanremo? Em 2023, a vitória sorriu a Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) que não estará presente para defender o seu título.

Perfil

A 108ª Ronde van Vlaanderen apresenta um percurso de 270.5km entre Antwerpen e Oudenaarde. A corrida contará com 16 setores de pavê e 17 muros. A corrida promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. As principais equipas não deverão querer que saia uma grande fuga para que seja mais fácil de controlar a vantagem.

O primeiro setor de paralelo surge ao km 104, enquanto o último surge ao km 257, no muro de Paterberg, que poderá ser uma passagem chave para os principais candidatos ou para quem esteja na frente da corrida. Muito provavelmente, a corrida já estará partida antes desse momento, devido às várias acelerações que acontecerão no pelotão durante as passagens no Kanarieberg, no Koppenberg, no Oude Kwaremont, na primeira passagem pelo Paterberg e no Taaienberg. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário, ou uma chegada ao sprint num pequeno grupo.

Perfil da Ronde van Vlaanderen
Perfil da Ronde van Vlaanderen

Favoritos

Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a Ronde van Vlaanderen. Van der Poel mostrou-se em grande forma neste início de temporada. Nos últimas quatro edições da corrida belga, o neerlandês venceu duas e foi segundo duas vezes. Este ano, busca a sua terceira vitória e fazer brilhar as cores do arco-íris em Oudenaarde, mas terá de estar atento às várias acelerações das equipas dos outros favoritos que irão tentar fazer com que fique sozinho o mais cedo possível.

Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) e Mads Pedersen (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Van der Poel. Jorgenson é uma das figuras desta temporada. O americano tem mostrado uma grande evolução desde que chegou à Visma. Sem Van Aert, Jorgenson é o número 1 da Visma e está super motivado para conseguir mais um fantástico resultado. Pedersen ficou envolvido na queda feia da Dwars. O dinamarquês ficou apenas com alguns arranhões, que lhe podem ter afetado a forma, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pela vitória.

Tim Wellens (UAE Team Emirates) tem se mostrado bastante consistente neste início de temporada. O belga tem uma excelente corrida para as suas características e pode conseguir o seu melhor resultado num monumento. Stefan Kung (Groupama – FDJ) está a subir de forma. O suíço terminou no top7 nas últimas edições da corrida e pretende conquistar o seu primeiro pódio na Ronde van Vlaanderen. Matej Mohoric (Bahrain Victorious) começou bem a temporada. O esloveno não teve a prova que gostaria em 2023, mas tem aqui uma boa chance para se redimir e conseguiu um bom resultado.

Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) está num bom momento, apesar das cãibras sofridas na Dwars door Vlaanderen. O italiano já venceu esta corrida e pode conseguir mais um excelente resultado. Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) começou bem a sua temporada de estreia pela Tudor. O italiano fez uma grande Ronde em 2023 em prol de Pogacar, mas agora que é líder pode conseguir um belo resultado. Toms Skujins (Lidl – Trek) está a ter o melhor ano da sua carreira. O letão tem se mostrado num alto nível e, com a ausência de Jasper Stuyven, tem de ser o escudeiro de Pedersen.

Tiesj Benoot (Team Visma | Lease a Bike) parece estar a subir de forma. O belga é um ciclista da Visma que pode mexer para tentar partir a corrida e deverá ser importante para que Jorgenson consiga lutar pela vitória. Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike) não começou bem o ano e esteve doente nas últimas semanas. Mesmo assim, o campeão neerlandês não deve ser descartado e é um ciclista que pode mexer de longe para tentar vencer ou partir a corrida.

Nota ainda para Ben Turner (Ineos Grenadiers), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Fred Wright (Bahrain Victorious), Nils Politt (UAE Team Emirates) e Oier Lazkano (Movistar Team) que podem terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Matteo Jorgenson e Mads Pedersen
⭐⭐⭐ Tim Wellens, Stefan Kung e Matej Mohoric
⭐⭐ Alberto Bettiol, Matteo Trentin, Toms Skujins e Tiesj Benoot
⭐ Dylan Van Baarle, Ben Turner, Valentin Madouas, Fred Wright, Nils Politt e Oier Lazkano

Portugueses em Prova

António Morgado (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #176.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 8:45.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock